Depois de um grande suspense, a Fiat anuncia seu maior investimento na história em sua fábrica de Betim, em Minas Gerais.
A FCA vai investir R$ 8,5 bilhões no Brasil para modernização da linha de produção que será responsável pela construção dos novos motores da família GSE turbo, além de três novos modelos – sendo dois deles SUVs.
A linha de motores turbo GSE já é conhecida na Europa, onde equipam algumas versões do Jeep Renegade, Compass e outros modelos da marca. Serão ao todo três modelos de motores a serem produzidos localmente – T3, T4 e E4 – o primeiro é um motor 1.0 de três cilindros com potência de 120 cv, enquanto que o T4 é um 1.3 de quatro cilindros capaz de desenvolver 180 cv. Já o E4 é o primeiro motor turbo otimizado para rodar com etanol, que ficará a cargo da engenharia brasileira de cria-lo.
Entre os modelos confirmados, está o tão esperado SUV da Toro que deve chegar por aqui só por volta de 2021. Segundo algumas especulações, o motor 1.3 de quatro cilindros de 180 cv deve ficar com a Toro, Renegade e este novo SUV – que deverá ser derivado da Toro (algo nos moldes do conceito Fiat Fastback).
A ideia da marca é ter o portfólio completamente novo até 2024, com cerca de 15 lançamentos entre modelos novos, e atualizações de modelos atuais.
Veja mais:
>> Fiat Argo 2020 fica mais barato, mas perde equipamentos