A Fiat confirmou nesta sexta-feira (25) que a dupla Fastback e Pulse vai estrear a tecnologia híbrida da marca no mercado brasileiro. Nenhum detalhe técnico dos dois carros foi revelado, mas os dois SUVs vão utilizar um sistema híbrido-leve, também chamado de MHEV, que será atrelado ao motor 1.0 turbo de 130 cv.
Segundo a Fiat, o lançamento está previsto para novembro, e a principal novidade no visual é a plaquinha T200 Hybrid, que faz alusão ao torque do motor 1.0 turbo, em Nm, e ao sistema eletrificado. No entanto, chamar este sistema de híbrido é polêmico, pois em tese o conjunto elétrico apenas auxilia o motor a combustão, mas não traciona as rodas.
E, ao que tudo indica, o sistema escolhido pela Fiat utiliza uma arquitetura de 12V. No entanto, como a marca ainda não revelou todos os detalhes, não é possível cravar que realmente foi essa a escolha da marca, mas todas as informações sobre a tecnologia serão anunciadas em breve.
Fiat Fastback e Pulse híbridos
Recentemente, até mesmo os dados de consumo do Fiat Fastback híbrido vazou na internet. Em média, o SUV ficou cerca de 10% mais econômico, mas é preciso aguardar o lançamento oficial para sabermos se isso será confirmado.
Futuramente, outros modelos da Stellantis vão receber este mesmo conjunto, como a dupla 208 e 2008 da Peugeot. Na Fiat, a Strada também é cotada para receber este propulsor em algum momento dos próximos anos.
Acha que o sistema da Fiat vai ajudar a democratizar os carros híbridos? Deixe nos comentários a sua opinião.