A BYD atualmente comercializa em nosso mercado os modelos 100% elétricos Dolphin Mini, Dolphin, Dolphin Plus e Seal, por exemplo, além dos híbridos Song Plus DM-i, Song Pro DM-i, o sedã King e a caminhonete Shark.
Contudo, a marca chinesa segue com o plano de expansão no mercado brasileiro. Após lançar recentemente a caminhonete Shark e continuar com as obras na fábrica de Camaçari, na Bahia, cuja inauguração está prevista para 2024, a Build Your Dreams (BYD) prepara o lançamento da divisão de luxo Denza.
A nova marca operará com lojas próprias e dois modelos já estão confirmados para o nosso mercado. A estreia da Denza no Brasil ocorrerá no primeiro semestre de 2025, conforme apuração da Auto Esporte em matéria escrita pelo jornalista André Paixão.
As concessionárias da Denza no Brasil devem operar separadamente das lojas da BYD, enquanto os dois modelos confirmados para o nosso mercado são a van executiva D9 e o utilitário esportivo de grande porte Bao 5, ambos exibidos no Festival Interlagos deste ano. De acordo com as informações obtidas pela publicação, os preços devem ficar na faixa dos R$ 600.000, tornando-os os carros mais caros da BYD à venda no Brasil.
Quem é o Bao 5?
Comercializado na China como FangChengBao 5, o SUV será chamado de Bao 5 em nosso mercado por uma questão de simplificação do nome. Feito sobre a mesma base da caminhonete Shark, ele mede quase cinco metros de comprimento.
O Bao 5 emprega um motor 1.5 turbo de 193 cv associado a duas unidades elétricas, com 272 cv e 387 cv. Os números de desempenho combinados são de 686 cv e 77,5 kgfm. No ciclo CLTC, o alcance é de quase 1.200 quilômetros, dos quais 125 são percorridos apenas no modo elétrico e livre de poluentes.
Com um desenho da carroceria quadrado, o Bao 5 mede 4,89 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos, pesando aproximadamente 2.900 kg. No entanto, com praticamente 700 cv, faz de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
Quando vier ao nosso mercado, ele será um rival do Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. Além disso, o posicionamento de preços pode colocá-lo ao lado de modelos de luxo da Audi, e Volvo.
E quem é a van executiva Denza D9?
A van Denza D9 oferece uma configuração interna de sete lugares na disposição 2+2+3. Espaçosa, mede 5,25 m de comprimento e 3,11 m de entre-eixos. Em nosso mercado, ela oferecerá o motor 1.5 turbinado de ciclo Miller de 138 cv e 23,5 kgfm, além de um motor elétrico de 231 cv e 34,6 kgfm. Os números combinados são de 300 cv e 58,2 kgfm, e a tração é dianteira.
Equipada com uma bateria de 20,4 kWh, o alcance puramente elétrico é de pouco mais de 100 quilômetros, segundo o generoso ciclo chinês CLTC. Internamente, o luxo da cabine está presente por todos os lados. OS bancos da segunda fileira oferecem aquecimento, ventilação e função de massagem.
Além disso, a van da Denza no Brasil também oferece telas para cuidar do entretenimento dos ocupantes, portas deslizantes para facilitar o embarque e o desembarque. O preço da van do chinês deverá ficar em torno dos R$ 600.000.
O que você espera da Denza no Brasil? Escreva nos comentários o que você achou dos carros da marca de luxo da BYD!