As montadoras utilizam de diversas táticas para reduzir ao máximo o custo dos seus modelos e assim pode vendê-los por um preço atrativo. Foi com esse pensamento em mente, que os executivos da Citroën criaram o Relay Back to Back. Ele é uma espécie de Jumper, só que é ofertado lá fora e vem aparafusado com outra van. Juntos, eles parecem um carro com duas frentes.
No Reino Unido, a gama de modelos utilitários da marca francesa é composta pelo Relay, Berlingo e Dispatch. No caso da van de duas frentes, o que acontece é que se trata do veículo nas versões chassi-cabine. Ou seja, o dono compra a van e a transforma em um modelo que melhor vai atender suas necessidades.
Essa engenhoca é bem simples de ser produzida. O Citroën Relay Back to Back foi criado unicamente para deixar a van mais barata. Então, os engenheiros da fabricante aparafusam as estruturas dianteiras do Relay de forma temporária e sem danificar qualquer componente do veículo. Desse modo, as despesas de envio, o desperdício de componentes e o próprio transporte do automóvel são reduzidos.
Faça do seu jeito
Essa van de duas cabeças, ou melhor, de duas frentes, pode se tornar qualquer tipo de veículo. Desde vans escolares, motor-homes, ambulâncias ou outra funcionalidade. Unir as dianteiras do Relay fez com que o custo de fabricação e o envio do modelo diminuíssem. Fora que, como são partes pequenas, fica mais fácil enviá-las para qualquer lugar.
Essa configuração permite que o cliente tenha a maior liberdade para personalizar sua van. O Citroën Relay Back to Back é vendido no Reino Unido por cerca de R$ 229 mil. Já a versão com chassi mais barata, parte de aproximadamente R$ 234,5 mil. Ambos modelos podem transportar até 3,5 toneladas de carga.
Imagina se essa moda pega no Brasil? Você andaria nessa van com duas frentes? Conte nos comentários
>> Ford define a data para matar de vez o Focus
>> Hyundai quer atualizar carros antigos, mas vai cobrar por isso
>> Rolls-Royce renova o Cullinan para seguir quebrando recordes de vendas