Pouco a pouco, os sedãs da Chevrolet estão morrendo. Depois de o Cruze sair de linha globalmente e sobreviver a base de estoques no Brasil, o futuro dos três volumes da marca norte-americana será sobreviver com Onix Plus no nosso país e Monza na China. Isso porque a marca anunciou que o Malibu vai morrer.
Depois de 60 anos de carreira, o modelo já estava um tanto quanto esquecido pela GM há um tempo. A atual geração é de 2015, tendo sido reestilizada em 2019 somente. Ou seja, o modelo não muda há cinco anos. Vale lembrar que o Brasil teve a presença da sétima geração do Malibu de maneira oficial, além da oitava geração, vendida só para executivos.
O Chevrolet Malibu não vai sair de linha imediatamente, na verdade, sua festa de aposentadoria está marcada para 4 de novembro. Até lá, ele segue sendo feito na fábrica de Kansas City junto do Cadillac XT4. Com a saída do Malibu, a fábrica passará a fazer a segunda geração do Bolt, que foi recentemente confirmada pela marca.
Duas fases de um sedã
Vale lembrar que o Chevrolet Malibu teve dois momentos de vida. Primeiro, ele surgiu em 1964, teve quatro gerações e morreu em 1983. Nessa primeira fase, foi vendido em carrocerias cupê. sedã, perua e conversível, sempre com tração traseira. Ele foi substituído pelo Chevrolet Celebrity.
O retorno do nome Malibu aconteceu em 1996, quando a marca decidiu unificar seus modelos médios Corsica e Beretta em um carro só. Na segunda fase, o Malibu sempre foi vendido com tração dianteira e na carroceria sedã unicamente. A exceção foi a sexta geração que teve o bizarro sedã grande Malibu Maxx.
Sucesso
Globalmente, foram vendidas 10 milhões de unidades do Chevrolet Malibu, considerando suas duas fases. A atual geração ainda será produzida na China por tempo indeterminado, mas a fabricação na Coreia do Sul, Uzbequistão e Azerbaijão já foi encerrada.
Vai sentir falta dos sedãs da Chevrolet ou o tempo desses modelos já passou? Conte nos comentários.
>> É mentira que Chevrolet lançará carro popular por R$ 80 mil
>> Chevrolet paralisa produção do Onix devido a tragédia no Sul