A Chevrolet Montana foi o principal lançamento do em 2023 e, atualmente, oferece preços a partir de R$ 130.290, equipada com um motor 1.2 turbo de três cilindros.
A picape passou pelos testes de impacto do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe () e obteve três estrelas, sendo equipada com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade.
De acordo com o Latin NCAP, a Montana alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.
A caminhonete foi submetida a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
A proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal apresentou resultados de boa a adequada, com uma estrutura estável. No teste de impacto lateral, a proteção foi considerada boa, e no teste de impacto lateral de poste, a proteção da cabeça foi boa, com proteção marginal do tórax.
O utilitário, no entanto, não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada.
Proteção infantil
A proteção dos ocupantes infantis foi considerada baixa nos testes dinâmicos devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, contrariando as melhores práticas globais que a própria Chevrolet seguiu em outros modelos recentes com bons resultados.
Embora os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados nos testes permitam que os dummies sejam instalados voltados para trás, essa escolha prejudicou o desempenho da Chevrolet Montana nesses testes.
A Chevrolet Montana foi avaliada por decisão voluntária do , e este resultado é válido para todas as unidades da Chevrolet Montana produzidas a partir de 23 de agosto de 2024 (número de chassi 9BGEY43B0SB171251).
“A Chevrolet mais uma vez estabelece um padrão no segmento popular de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, a Fiat Strada. Esperamos que a marca reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e a inclusão de tecnologias ADAS, pois acreditamos que esse modelo pode alcançar classificações mais altas”, afirmou Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP.
O que você acha da Chevrolet Montana? Você compraria essa caminhonete? Deixe sua opinião nos comentários!