Ainda faltam cinco anos para o lançamento da nova geração do Chevrolet Equinox, mas os planos para o SUV médio já estão traçados. Ele trocará a plataforma de Cruze pela base do Onix e, para se igualar aos principais rivais, terá espaço para sete ocupantes. Antes disso, porém, o Brasil receberá o Equinox reestilizado que ilustra a matéria.
Segundo o site , o novo Equinox não crescerá a ponto de migrar de categoria, mas será o suficiente para conseguir carregar dois passageiros a mais no porta-malas. Isso será possível graças à plataforma VSS-F que hoje serve de base para Chevrolet Onix, Onix Plus, Tracker, Trailblazer (americano) e os Buick Encore e Encore GX.
Hoje o segmento de SUVs médios é dividido em duas pontas: dos modelos menores como Jeep Compass, Volkswagen Tarek, Peugeot 3008 e Ford Territory, enquanto a outra ponta com utilitários maiores como Volkswagen Tiguan, Peugeot 5008, Honda CR-V, Chevrolet Equinox e Toyota RAV4.
O território dos SUVs médios maiores, em geral, traz configuração de sete lugares ou ao menos está preparada para isso. Com a chegada do Trailblazer americano para preencher a lacuna de baixo, o Equinox poderá ganhar mais espaço para carregar sete pessoas. Hoje apenas os gigantescos Traverse, Tahoe e Suburban carregam sete pessoas no portfólio Chevrolet.
Sem motor de Camaro
O novo Chevrolet Equinox 2025 abrirá mão de vez do motor 2.0 quatro cilindros turbo do Camaro, que já foi descartado para o modelo reestilizado. Permanecerá em linha somente o 1.5 quatro cilindros turbo que recentemente chegou ao Brasil com 172 cv.
Como a nova plataforma é mais leve, existe a chance também de o Equinox adotar o motor 1.2 três cilindros turbo usado pelo Tracker nas versões mais caras. As variantes de entrada do SUV médio seriam servidas por 132 cv.
Quando chega ao Brasil?
Em virtude de o Chevrolet Equinox ser produzido em três fábricas diferentes, existe a chance de que a quarta geração conviva com a terceira por um bom período. Hoje ele é feito em Ramos Arizpe e San Luís Potosí, ambos no México, além da fábrica canadense de Ingersoll.
Como o Equinox brasileiro é importado do México, dependemos somente do início da produção do novo modelo em uma das plantas mexicanas para que ele chegue renovado ao nosso país.
Segundo o GM Authority, as fábricas mexicanas começam a fazer o Equinox de quarta geração em maio de 2024 (Ramos Arizpe) e novembro de 2024 (San Luiz Potosí). Então é bastante provável que o novo Chevrolet Equinox desembarcará aqui em 2025. No Canadá a produção começa em fevereiro de 2025.
>>Chevrolet Equinox ganha motor 1.5 Turbo de 172 cv
>>Chevrolet Onix volta a ser líder de mercado e VW T-Cross cai
>>O Fiat que virou Daewoo e Chevrolet para depois ser copiado pela Chery