Depois de balançar o mercado com o Tiggo 7 Sport, a lançou o novo Tiggo 8 Pro no Brasil mantendo a tradição de lançar novos modelos com preços bem abaixo da média de mercado. Rival direto do Jeep Commander, o novo modelo estreia por R$ 188.888,88, enquanto a versão mais barata do rival da Stellantis sai por R$ 219.990 e tem 5 lugares.
Em relação ao Tiggo 8 padrão, o novo CAOA Chery Tiggo 8 Pro mistura elementos de vários modelos da marca. A frente é a mesma do Tiggo 8 Pro PHEV, salvo desenho interno da grade. Já a traseira é do Tiggo 8 Pro chinês. Só que, vale ressaltar, o Pro brasileiro é chamado de Plus na China, enquanto o Pro deles é completamente diferente. Confuso? Um pouco.
A traseira do novo modelo produzido no Brasil traz lanternas triangulares conectadas pela parte central. Ao contrário do que ocorre lá fora, o nome Chery não vem estampado no meio da tampa do porta-malas, mas sim o logotipo oval da marca. As saídas de escape são retangulares e duplas.
Do jeito que o Brasil gosta
Para o Brasil, a marca faz o Tiggo 8 Pro em Anápolis, Goiás, com rodas de liga-leve de 19 polegadas com logotipo Tiggo em alto relevo nas laterais. Além disso, ele conta com novos pneus. As opções de cores são bem escassas, trazendo apenas quatro opções: branco, preto, azul e cinza. Para o interior, o couro é sempre em preto.
Por dentro, o modelo conta com painel de instrumentos totalmente digital integrado à central multimídia, criando uma tela de 24,6 polegadas em full-HD. O console central é novo, com nova disposição de comandos que lembra bastante os modelos da BYD, assim como a nova manopla de câmbio.
Itens de série
O novo CAOA Chery Tiggo 8 Pro traz sistema de som Sony com 8 alto-falantes que são comandados pela nova central multimídia com GPS integrado, além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ele conta ainda com carregador de celular por indução com 50W e quatro entradas USB, sendo duas do tipo C e duas do tipo A.
Entre as novidades em relação ao Tiggo 8 padrão, o novo Pro traz bancos dianteiros totalmente elétricos com ajuste para o passageiro com comando secundário na lateral. Há três memórias para o banco do motorista que também salva a posição dos espelhos. Quem senta à frente ainda conta com resfriamento e aquecimento.
A lista de itens de série conta com sistema de câmeras 360° com função de carro transparente, seis airbags, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, aviso de abertura de portas, assistente de mudança de faixa, assistente de congestionamento, alerta de distância frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa.
Há ainda assistente de permanência em faixa, alerta de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado, teto solar panorâmico, assistente de luz alta, luzes ambientes internas, faróis e lanternas full-LED, vidros elétricos nas quatro portas, chave presencial, ar-condicionado digital de duas zonas e porta-malas com abertura elétrica.
Mudanças mecânicas
O motor também mudou. Apesar de ainda ser 1.6 quatro cilindros turbo, a CAOA Chery modificou-o com novo filtro de óleo mais acessível, novo radiador de óleo e bomba de óleo com pressão variável. Ele está mais rígido, tem menos ruído e menos vibração. Para isso, a marca adorou nova cobertura e mudanças internas.
Com isso, agora o CAOA Chery Tiggo 8 Pro ainda entrega 187 cv e 28 kgfm de torque. Contudo, a marca reduziu o tempo de 0 a 100 km/h em 0,1 segundo (8,7 segundos) e as retomadas melhoraram bem, especialmente de 40 a 80 km/h, que tiveram seu tempo reduzido em 0,3 segundo (3,9 segundos). O câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 marchas.
Você teria um CAOA Chery Tiggo 8 Pro? Achou o preço agressivo? Conte nos comentários.