Demorou e houve bastante especulação, mas desta vez houve o anúncio oficial. A caminhonete média da BYD ganhou o nome de outro animal marinho e promete abalar seu segmento. Um de seus destaques é ter o motor com cerca de 480 cv, mais de 5 m de comprimento e vocação off-road. Sua chegada ao Brasil deve acontecer ainda em 2024.
A montadora chinesa confirmou neste fim de semana em uma das suas redes sociais que a caminhonete será batizada de Shark. Em português, significa tubarão. Ela terá o conjunto híbrido plug-in. Ou seja, seu motor 1.5 turbo de quatro cilindros que rende algo próximo de 140 cv. Ele será aliado de dois motores elétricos, um em cada eixo. Os três entregarão aproximadamente 480 cv. Como ela será vendida no Brasil, ocupará o posto de caminhonete mais potente à venda por aqui.
Já que se trata de um projeto global, a caminhonete da BYD usará componentes compartilhados de outros carros da marca chinesa. Sua plataforma será a DMO, que já é utilizada no SUV Leopard 5, um modelo da submarca Fang Cheng Bao, comandada pela montadora chinesa. Essa arquitetura é desenvolvida para modelos que possuem vocação off-road.
Shark quer incomodar a Hilux
A Shark terá 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura e o entre-eixos será nos arredores de 3,20 m. Ela terá suspensão independente nas quatro rodas e de braço duplo na dianteira e traseira e a tração será 4×4. Por ser eletrificada, a caminhonete contará com as baterias Blade e se forem as mesmas do SUV Leopard, terão capacidade de 31,8 kWh, conforme apurado pelo portal .
Outro diferencial da caminhonete da BYD é que ela terá o sistema VTOL, o qual permite que o condutor use a carga do modelo para carregar outros equipamentos externos. A Shark ainda contará com câmeras com visão de 540°, o que deve auxiliar o motorista em sua condução. O modelo tem estreia confirmada para o próximo dia 14 de maio no México.
Sua vinda ao Brasil é projetada para meados de agosto, segundo informações de Alexandre Baldy, presidente da marca para o Brasil em entrevista para a equipe do rádio . Ela promete rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e mais caminhonetes.
Tem altas expectativas em relação ao novo modelo da BYD? Compraria essa caminhonete híbrida plug-in? Conte nos comentários
>> Ford Ranger Raptor é uma humilhação, até para a Ranger | Avaliação
>> Citroën C3 Aircross já deu origem a dois SUVs, incluindo um Opel
>> Peugeot 206 foi a Revolução Francesa