Rapidamente, as marcas chinesas dominaram o segmento de carros híbridos e de elétricos. Hoje no Brasil, os híbridos mais eficientes são os da BYD e da GWM. Mas as marcas orientais querem mais. Prova disso é que a Geely, dona da Volvo, e a BYD, prometeram que lançarão carros híbridos plug-in que fazem 2.000 km com um tanque e baterias cheias.
Com lançamento esperado para 2025, a nova geração do sistema DM-i da BYD terá carros com autonomia impressionante. Hoje, seu modelo mais eficiente é justamente o Song Plus já vendido no Brasil. O modelo consegue fazer 1.000 km com um tanque, no Auto+. Mas a fabricante quer dobrar essa marca.
A BYD ainda não anunciou como fará isso, mas é provável que ela utilize um motor mais eficiente que o atual 1.5 aspirado e amplie fortemente a capacidade das baterias para prover uma autonomia elétrica pura mais longa. O gerenciamento dos sistemas deve passar a contar com um novo tipo de câmbio CVT eletrificado.
Será que vem um Volvo assim?
Já a Geely já mostrou parcialmente como fará isso. Ela terá como base seu novo sedã Galaxy L6, que conta com motor 1.5 quatro cilindros aspirado e transmissão CVT. Hoje ele entrega 1.370 km de autonomia, mas mudanças serão feitas na parte eletrônica e no motor para que a autonomia seja extendida.
Na atual configuração, são 363 cv e consumo oficial de 50 km/l. As baterias atuais do modelo são capazes de levá-lo por 124 km sem precisar ligar o motor a combustão, mas isso deve ser ampliado para atingir a nova marca de 2.000 km prometida pela marca chinesa dona da Volvo.
Quantas vezes por ano você abasteceria um carro que roda 2.000 km com um tanque? Conte nos comentários.
>>BYD supera Fiat, Chevrolet e Renault nas vendas mundiais
>>Vazam imagens da caminhonete híbrida da BYD rival da Hilux
>>Flagra: BYD testa rival do Toyota Corolla no Brasil