O BMW Série 1 mudará de personalidade, sendo reinventado agora na forma de um hot hatch elétrico. A informação foi divulgada pelo site , e a publicação inglesa relata que o deu luz verde para a criação dos novos modelos movidos a eletricidade, o i1 e o i2.
Segundo fontes próximas à montadora alemã, o projeto já está em desenvolvimento no centro de P&D da marca, e os dois modelos serão vendidos juntamente com as versões atualizadas do atual Série 1 e do Série 2.
A estratégia da BMW é oferecer aos clientes opções acessíveis dentro de sua linha de produtos, que atualmente começa no mercado europeu com o iX1, a partir de 44.205 euros. No Brasil, ele custa a partir de R$ 359.950.
As especulações indicam que o novo i1 assumirá as formas de um hatch ou de um sedã, enquanto o i2 será um crossover compacto com design coupé. Aliás, o i2 é sugerido como um sucessor espiritual do primeiro carro elétrico da BMW, o i3, lançado em 2013.
Embora esteja focada na expansão da linha, a BMW continuará comprometida com o Série 1, ao contrário da , que aposentará o Classe A definitivamente em 2026.
Em entrevista à AutoCar, o chefe de produtos da BMW, Bernd Koerber, disse que a marca deseja crescer e operar em todos os mercados, assim como se conectar com as gerações mais jovens. Portanto, é necessário ter modelos acessíveis como o Série 1 e o Série 2.
Quando chegam os novos BMW?
A BMW planeja lançar o i1 elétrico em 2027, enquanto o i2 está programado para 2028, ambos projetados e desenvolvidos a partir da nova arquitetura de carros elétricos Neue Klasse.
Conforme visto no sedã Neue Klasse e no conceito Neue Klasse X, essa nova estrutura pode suportar uma arquitetura elétrica de 800V desenvolvida para receber trens de força elétricos mono, duplo e quadriciclo.
Ainda de acordo com a publicação inglesa, há a confirmação de duas variantes da plataforma Neue Klasse: a nBx, para tração dianteira ou nas quatro rodas, e a NAx, para tração traseira.
A NAx dará origem à arquitetura NDx, a ser utilizada futuramente em modelos executivos do fabricante, bem como à ZAx, otimizada em peso, para futuros esportivos elétricos da divisão M da BMW.
Os primeiros modelos concebidos na NAx incluem a segunda geração do iX3, assim como o sedã i3. Contudo, os novos i1 e i2 estão definidos para serem os primeiros modelos baseados na plataforma NBx.
Você acha que os novos BMW i1 e i2 chegarão ao Brasil. Escreva nos comentários!