Depois da Volvo, agora foi a vez da BMW de anunciar a versão com blindagem nível militar do SUV X5.
Chamado de X5 Protection VR6, o SUV tradicional da BMW consegue aguentar tiros de fuzil e até explosões de 15 kg de TNT. Ou seja, a ideia aqui é que o cliente passe ileso por qualquer situação de risco a bordo do utilitário.
Entre as modificações, o SUV recebeu novos painéis de aço de alta resistência nas portas, armaduras laterais, partes em alumínio para proteger a parte inferior do assoalho e o porta-malas. Os vidros, por sua vez, contam com espessura de 30 milímetros e até proteção contra estilhaços para impedir que os passageiros sejam atingidos.
Segundo a BMW, ainda é possível adicionar mais proteção ao X5 como uma armadura extra na parte inferior do veículo – que suporta ataques de granadas de mão, além de uma blindagem no teto que pode aguentar explosões de até 200 gramas de C4 lançados por um drone.
Além disso, o compartimento de combustível tem blindagem para impedir que a gasolina vaze e impeça o movimento do veículo. Os pneus, que são do tipo run-flat, receberam um reforço extra que garantem um rodar por mais tempo.
Para poder movimentar tudo isso, debaixo do capô o X5 Protection VR6 traz motor V8 4.4 turbo que entrega 530 cv e 76,4 kgfm de torque. Com esses números, o SUV faz o 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge os 210 km/h de velocidade máxima.
Veja mais: