A Audi já está testando o SUV compacto premium Q3 com visual novo e mais novidades há um bom tempo. O modelo já foi flagrado em testes nas ruas e não demorará para ser lançado. Ele virá para espezinhar o BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Volvo XC40 e mais modelos. Os destaques da novidade ficam por conta do visual diferenciado, motorização eletrificada e mais novidades.
O novo Q3 contará com a plataforma MQB Evo atualizada e isso trará diferenças notórias em relação à condução se comparado com o Q3 atual. O novato ficará mais parecido com o irmão maior Q6 e-Tron, ao trazer faróis divididos e com a tecnologia Matrix e iluminação em LED. Sua grade singleframe será mais simples e aberta, já que ele terá versões movidas a combustão.
Outro modelo com pegada semelhante ao novo Audi Q3 é o Cupra Terramar. Como o Q3 terá uma plataforma diferente da geração atual, o novo deverá trazer novos números de tamanho. Ele terá a versão cupê Sportback na nova linha. Ela é conhecida pelo estilo cupê e porte encorpado. Segundo as projeções de Jean François Hubert para o , o SUV optará por linhas mais conservadoras.
Para agradar a maioria
Como o exterior vai mudar, a cabine do novo Q3 também terá mudanças. O público pode esperar por um painel de instrumentos de 11,9 polegadas, uma central multimídia de 14,5 polegadas e mais uma tela opcional para o passageiro dianteiro de 10,9 polegadas. Head-up display também deverá ser oferecido. Mais mudanças no acabamento podem ser esperadas.
Já falando de motores, a expectativa é que o novo Audi Q3 conte com opções híbridas-leve, híbridas plug-in e motores a gasolina e a diesel (ambos mais eficientes). Desse modo, seguirá os passos do Cupra Terramar e do Volkswagen Tiguan europeu. O Q3 híbrido-leve deverá ter motor 1.5 de 148 cv como principal destaque.
O híbrido plug-in contará com cerca de 268 cv e autonomia elétrica pelos ciclos internacionais de até 100 km. Quem quiser uma pegada esportiva, o Q3 também poderá contar com a versão RS. Ela terá como principal aliado o motor 2.5 turbo de cinco cilindros. Porém, esta deverá ser sua última vez equipando o modelo. O que acontece é que a Audi quer ter um portfólio mais eletrificado.
Seus rivais diretos serão o BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Volvo XC40, Land Rover Range Rover Evoque e outros SUVs com pegada mais premium. A produção do novo Audi Q3 será concentrada em Gyor, na Hungria. A estreia europeia deve acontecer em breve e a América do Norte o receberá mais para frente, em meados de 2025. Sua vinda ao Brasil não foi confirmada até o momento.
Será que o Q3 terá o mesmo visual dessa projeção? Conte nos comentários