A Audi aproveitou a feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show) em Los Angeles para apresentar seu vislumbre para a próxima década: o AI:ME Concept.
O Crossover compacto tem ar futurista, utiliza propulsão elétrica e tem sistema autônomo de nível 4 – que funciona em velocidades entre 20 e 70 km/h.
Apesar do ar futurista, o AI:ME poderia muito bem utilizar a plataforma MEB – que já equipa o Volkswgen ID.3 – e entrar em produção mais rapidamente. Ele utiliza um motor elétrico montado sob o eixo traseiro que, segundo a Audi, entrega 170 cv.
Já seu interior reúne o melhor em design e tecnologia que a Audi dispõe atualmente. O AI:ME conta com uma espécie de lounge com bancos que mais lembram poltronas de 1ª classe, e um painel minimalista com direito a madeira nobre e sistemas inteligentes integrados.
O volante tem formato de “U” e pode ser recolhido quando o veículo estiver no modo autônomo. Já o assento traseiro muito se parece com um sofá moderno e aconchegante, garantindo assim uma viagem tranquila aos passageiros.
Visando o bem-estar dos ocupantes, a Audi disponibiliza no conceito óculos de realidade virtual – inclusive para o motorista. Esses óculos permitem que os passageiros fiquem imersos em realidade virtual enquanto o carro dirige sozinho.
Um detalhe interessante é que o motorista pode assumir o controle da direção tanto por voz, quanto pela visão – bastando tirar os óculos e mirando para frente, fazendo com que o sistema identifique a ação do motorista.
O motorista-passageiro pode ainda optar pelos modos de condução CON, RACE e TRAIL para economia de energia, direção esportiva e trânsito no fora de estrada. A Audi ainda não revelou quando e se essas tecnologias estarão disponíveis em breve em seus carros.
Veja mais:
>> Com 600 cv, Audi RS Q8 estreia no Salão de Los Angeles