Vendo que a categoria de SUVs cupês está crescendo hoje, a Alpine revelou um conceito de SUV cupê batizado de A390_β e que será uma prévia de como vai ser o SUV de produção A390. O novo modelo que chegará ao público, terá sua produção iniciada já em 2025 e terá como principal aliada a pegada futurista.
O conceito A390_β estará em exposição no estande da marca no próximo Salão do Automóvel de Paris de 2024 e que começará em breve. A marca que é funciona como a divisão esportiva da Renault não o chama de SUV e nem Crossover. Ela conta que é um veículo para uso diário e que eventualmente se transforma em uma fera quando pode.
Em relação ao seu desenho, o SUV conceito da Alpine tem pegada futurista, linhas encorpadas e abusa de um formato mais reto. Como é um carro esportivo, ele possui diversas mudanças mecânicas, todas afim de melhorar sua performance. Na dianteira, ele tem grade com pequenos furos, entradas de ar nas laterais, capô com abertura escondida e mais diferenciais.
SUV tem mistério
A iluminação frontal conta com faróis finos e interligados. Nas laterais, se destacam os arcos de rodas levemente salientados na carroceria, as portas com recortes em sua composição, as rodas dianteiras de 22 polegadas e as traseiras de 23 polegadas com desenho que imita floco de neve, são iluminadas e ainda mostram como é feita a vetorização de torque no modelo.
Na traseira, a Alpine não colocou uma moldura na janela de trás do SUV conceito A390_β e instalou uma espécie de barbatana de tubarão. Para-choque com difusor amplo e outros elementos a mais para diminuir o arrasto. Segundo os executivos da fabricante, cerca de 85% do design desse SUV futurista estará presente no modelo que tem previsão de começar a ser produzido em 2025.
No interior, o A390_β mescla tons de preto, branco e cinza, as portas traseiras tem abertura do tipo suicida, bancos dianteiros com aspecto esportivo, painel com ar de nave espacial, volante parecido com o controle dos carros de Fórmula 1 e mais destaques. Todavia, o modelo de produção deverá ter uma pegada mais simples.
Porém, a Alpine optou por não dar detalhes técnicos acerca do seu SUV conceito e nem sobre o modelo de produção em larga escala. Ela apenas disse que seu futuro lançamento terá motores elétricos duplos, tração nas quatro rodas e recurso que ativa vetorização de torque. Potência, capacidade da bateria e autonomia seguem como um mistério.
A confirmação é que o SUV usará a plataforma AmpR Medium, que é uma evolução da arquitetura CMF-EV, já usada no Renault Megane E-Tech e no Scenic E-Tech. O Alpine A390, aquele com produção para ser iniciada no próximo ano, será o segundo modelo da linha “Dream Garage” da montadora e mais para frente, ela vai revelar um carro elétrico esportivo substituto do A110.
O que você achou desse SUV conceito da Alpine? Daria uma volta nele? Conte nos comentários