Os carros elétricos vão fazer parte do futuro do mercado automotivo e de olho nessa premissa, a Alfa Romeo apresentou o Milano, seu primeiro carro 100% elétrico. O SUV compacto chegará em breve às lojas, tem design e dna esportivos, terá versões híbridas-leve para agradar mais clientes e quer incomodar o segmento de SUVs compactos.
A plataforma do Milano é a e-CMF, ou conhecida por Smart Car. Ela é utilizada por modelos eletrificados da Stellantis como o Peugeot e-2008, Jeep Avenger 4xe, Fiat 600 e outros carros. A ideia da marca conhecida por produzir esportivos, é que o Milano seja sua porta de entrada e acima dele esteja posicionado o SUV Tonale. O mais novo carro da Alfa Romeo mede 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura.
Este novo SUV compacto segue o estilo de design Biscione da fabricante. Na dianteira, o Alfa Romeo Milano traz a característica grade em formato triangular e que na versão elétrica é parcialmente coberta. Seus faróis são de LED. O para-choque tem diversos vincos e é saliente. Seu capô é levemente curvado e possui vincos. O para-brisa também é inclinado e proporciona ampla visualização.
Quer agradar aos clientes
Nas laterais, as caixas de rodas aparentes, a linha de cintura e o para-choque traseiro mais ressaltado mostram que o Milano quer se sobressair perante seus rivais com uma estética mais encorpada. Sua traseira é cheia de vincos e as lanternas conectadas por uma peça são inspiradas no antigo Giulia TZ. O interior é mais conservador do que a parte externa. O painel de instrumentos tem formato de telescópio e é digital. O seletor de marchas é pequeno e fica no console central.
Tanto o painel quanto a central multimídia possuem tela de 10,25 polegadas. As saídas de ar-condicionado são inspiradas nos trevos de quatro folhas. Para quem quiser ter um Alfa Romeo Milano com cara mais invocado, um dos opcionais são os bancos dianteiros esportivos Sabelt. Os demais assentos possuem partes revestidas de vinil. Seu volante pequeno traz ar de esportividade e é revestido em couro.
Já que se trata de um SUV compacto, 5 pessoas se acomodam confortavelmente e ainda podem levar mais 400 litros de bagagem. A marca não especificou quais recursos de segurança ele trará, afirmou somente que o Milano terá os itens de condução semiautônoma ADAS nível 2. Mas, o novo carro da Alfa Romeo quer impressionar mesmo é na condução.
A suspensão do SUV foi rebaixada em 2,5 cm e a direção com calibração mais esportiva e direta vão arrancar sorrisos dos motoristas mais nervosinhos. Ele terá um diferencial autoblocante Torsen para ter um comportamento diferenciado nas curvas. Debaixo do capô, o Alfa Romeo Milano vai impressionar pela eletricidade.
Ele pode ter conjunto híbrido-leve. Nesse caso, existe um motor 1.2 turbo movido a gasolina e que trabalha em ciclo Miller e que rende 136 cv. Este propulsor trabalha com uma bateria de 48V e 28 cv, instalado no câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas. Já quem prefere, o Milano elétrico terá duas versões. A mais comedida terá 156 cv e a Veloce, topo de linha do SUV, produzirá 240 cv.
Em ambas variantes a bateria tem capacidade de 54 kWh e tem autonomia de 410 km na versão com menos potência e roda até 370 km na variante mais potente, tudo pelo ciclo WLTP. O carregamento da bateria pode ser feito em corrente alternada de até 11 kW ou em corrente contínua de até 100 kW.
Os pedidos das versões Speciale de lançamento do Alfa Romeo Milano começam ainda em abril lá na Europa. Ainda não há confirmação se ele chegará em outros mercados. A previsão é que as primeiras unidades sejam entregues ainda em 2024 e seus preços devem começar nos arredores de 30 mil euros ou cerca de R$ 163 mil em conversão direta.
O que achou do novo SUV eletrificado da Alfa Romeo? Se ele viesse ao Brasil, você teria um? Conte nos comentários
>> BMW produzirá X5 híbrido plug-in no Brasil já em 2024
>> Volkswagen chama 13 carros para recall por causa de airbags
>> C3 Aircross da Opel ganha nome de SUV da década de 1990