Na última semana, a nova Honda Hornet teve algumas de suas patentes vazadas e que entregavam algumas informações da quarta geração da moto. Agora, o modelo foi oficialmente apresentado na Europa, onde será vendido com um visual completamente novo e um inédito motor de dois cilindros.
É verdade que as patentes tinham dedurado a mudança no motor, mas agora está de fato confirmado. A nova Honda Hornet é equipada com o propulsor bicilíndrico de 755 cm³. Por conta disso, seu nome oficial é Honda CB750 Hornet, e não mais CB600F, como foi durante as três primeiras gerações.
O motor escolhido entrega 92 cv de potência (a 9.500 rpm) e torque de 7,5 kgfm (a 7.250 rpm). Seus cilindros são paralelos e o propulsor tem oito válvulas. A transmissão é manual de seis marchas e a embreagem tem acionamento assistido, sendo do tipo deslizante. Com este conjunto, a moto consegue alcançar os 205 km/h.
Chassis da nova Honda Hornet
Segundo a Honda, o visual da nova Hornet foi inspirado nas asas das vespas, já que é o significado do nome da moto em inglês. No caso do chassis, foi escolhido um de aço do tipo diamante. A marca afirma que o quadro da moto pesa apenas 16,6 kg.
Por conta dessa redução de peso e do tanque de combustível de 15,2 litros, a moto tem consumo prometido de 23 km/l e uma autonomia de 340 km. Para melhorar a ciclística da Hornet, a Honda escolheu um garfo invertido da Showa para a dianteira, com curso de 130 mm, enquanto que na traseira há um amortecedor monochoque e um braço oscilante.
A Honda não economizou nos freios, e colocou um conjunto duplo na dianteira com discos de 296 mm. Há apenas um disco na traseira, mas com 240 mm. O ABS é de série no modelo.
Em termos tecnológicos, a Hornet conta com três modos de pilotagem (Standard, Rain e Sport), que mudam o funcionamento do controle de tração e a entrega de potência. Há também o sistema que impede empinadas de série. Ou seja, nada de “dar grau” com a moto, até porque a manobra coloca em risco outros condutores. Para completar, o painel de instrumentos é digital e tem tela de 5 polegadas, tendo conectividade com os smartphones.
Por enquanto, a Honda não divulgou a data de lançamento da moto. Porém, não deve demorar para ela chegar no velho continente. Ainda não há nenhum indício de que a Hornet voltará a ser vendida no Brasil. Porém, seria uma boa, já que há uma grande legião de fãs do modelo no mercado brasileiro.
>> Honda HR-V 2023: é a síntese do que o mercado quer | Avaliação