Tido como um dos ícones para os amantes de carros esportivos, o Nissan Skyline GT-R se tornará um modelo totalmente elétrico em breve. Mas não exatamente a nova geração. A marca japonesa pegou Skyline R32 (geração de 1989 a 1993) para o transformar em elétrico. Será heresia?
Prova dessa loucura japonesa foi quando a Nissan divulgou um em suas redes. A marca mostrou um Skyline GT-R da antiga geração R32 em funcionamento, mas com a indicação de que logo ele se tornará um EV (Electric Vehicle).
Modelo antigo, mas elétrico
Apesar de alguns não saberem, o GT-R teve um hiato entre a quarta geração do Skyline e a oitava. Isso tudo por conta da crise do petróleo que prejudicou muitos modelos esportivos na época. O Skyline GT-R de quarta geração saiu de linha no ano em que foi lançado com menos de 200 unidades fabricadas.
Depois de um longo descanso de 16 anos, o Skyline GT-R foi finalmente lançado junto da geração R32. Hoje é, sem dúvida, uma das eras mais populares do esportivo. O modelo utilizava tração nas quatro rodas e um motor 2.6 turbo de 6 cilindros em linha, que rendia cerca de 284 cv.
A Nissan resolveu utilizar exatamente essa geração para transformar o esportivo em um modelo totalmente elétrico. A ideia surgiu de um engenheiro que ingressou na marca devido à admiração pelo GT-R R32. Ele mesmo comentou: “Quero construir um carro mais emocionante adicionando a mais recente tecnologia de eletrificação com a qual estou envolvido ao meu carro favorito”.
Detalhes da bateria e motorização ainda são desconhecidos, mas é possível que o esportivo seja equipado com o mesmo conjunto presente no SUV Ariya. Essa é uma possibilidade pois se a marca quiser manter o GT-R com tração nas quatro rodas como era na época, precisará de um motor elétrico na dianteira e outro na traseira. Essa configuração rende até 394 cv, bem mais que os 284 cv do motor original a combustão.
O que significa um GT-R elétrico?
Certamente este é somente um projeto único da Nissan, até porque essa geração do Skyline GT-R foi descontinuada há muitos anos. Porém, há cerca de um ano o Ashwani Gupta, diretor de operações da montadora, disse que um GT-R elétrico definitivamente virá um dia.
Considerando a transição de vários esportivos para o mundo dos elétricos, dificilmente o executivo estava se referindo a essa unidade única que será transformada pela Nissan. Isso indica que sim, provavelmente o GT-R se tornará um veículo totalmente elétrico futuramente.
Para esse modelo único que está em desenvolvimento, a fabricante japonesa criou até mesmo um pequeno site dedicado. Esse fator indica que possivelmente mais informações e teasers serão divulgados em breve.
>> Com o Nissan Sentra, Brasil agora tem 7 sedãs médios à venda
>> Nissan Skyline GT-R de Paul Walker fica mais acessível aos fãs
>> Próxima geração do Nissan Skyline decepcionará fãs do GT-R