As motos da Honda podem receber um sistema completamente único de airbag no futuro. Uma patente da marca divulgada no site revelaram que a marca tem trabalhado em um novo tipo de bolsas infláveis, e que seriam completamente diferentes das utilizadas atualmente.
Vale lembrar que a Honda Gold Wing usa airbag desde 2006, o que fez a moto ser convocada na polêmica do recall da Takata. No entanto, o modelo utilizado é convencional e fica instalado perto do painel da motocicleta. Sua função é diminuir o impacto que o motoqueiro sofre em colisões frontais.
Porém, o novo modelo testado pela japonesa é ainda mais inovador. Ele seria uma espécie de airbag envolvente e destacável. De acordo com a patente, a bolsa enche em um curto espaço de tempo e envolve o corpo do motociclista. Dessa forma, é possível proteger o peito e as costas do piloto.
Além disso, após ser selado automaticamente, o airbag se solta do veículo, o que ajuda a amortecer o impacto do piloto com o solo, em caso de uma queda. Por mais que seja bastante inovador, por enquanto o projeto está em fase inicial, já que apenas a patente foi registrada.
A única certeza é que as motos da Honda vão ter algum sistema de airbag em breve. Afinal, este não é o único projeto em andamento da marca. Os japoneses têm testado uma bolsa inflável frontal para suas scooters, tanto que uma patente da empresa na Índia vazou em 2022, e mostrava claramente como deve funcionar o recurso de segurança.
>> Moto elétrica indiana oferece esportividade por R$ 24 mil
>> GM lançará moto de 500 cm³, mas sem usar a marca Chevrolet
>> Honda City 2024 é revelado com novo design e nova versão Hybrid