A Yamaha postou um vídeo curioso que mostra como será o seu câmbio automático para as motos. Diferente do que acontece com os carros, ainda não é tão comum existirem motocicletas automáticas. O mais comum é as scooters terem transmissão CVT, mas no caso da marca japonesa, o seu sistema funcionaria como um autêntico automático.
Algumas motos da Honda contam com um sistema parecido, mas no caso da marca rival da Yamaha, trata-se de uma transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT). A NC 750X, X-ADV e GL 1800 GL Gold Wing são exemplos de motos da Honda que utilizam o sistema no Brasil.
Câmbio automático da Yamaha
No entanto, a Yamaha não fez nenhuma menção a um sistema de dupla embreagem. No vídeo, que foi publicado pela divisão europeia da marca, o pedal do câmbio e o manete de embreagem seriam retirados das motos da marca japonesa. Em vez deles, o piloto teria à disposição alguns botões.
Dessa forma, seria possível escolher o modo de funcionamento da transmissão. Ela pode ter trocas manuais (MT) ou totalmente automáticas (AT). No segundo caso, haveria duas opções: um modo parecido com a função S dos carros automáticos, com trocas em rotação mais alta, para privilegiar o desempenho. Já o modo automático convencional, deixaria as trocas em giros mais baixos, para privilegiar o consumo.
Chamado de Y-AMT pela Yamaha, o sistema não tem um prazo para ser lançado. A marca também não antecipou qual modelo deve receber a tecnologia, já que o vídeo é bem curto e não utiliza nenhum modelo como base. Apenas há um guidão e diversas artes que explicam o funcionamento do sistema.
Rivalidade em alta
Caso realmente seja implementado, será curioso saber qual a primeira moto da Yamaha com o sistema, e como ele vai impactar o mercado. Com a Honda investindo cada vez mais em sua transmissão DCT, seria interessante a Yamaha ter alguns modelos com uma tecnologia semelhante, para aumentar as possibilidades para os consumidores.
O que acha de uma moto com câmbio automático? Acha que a Yamaha está certa em apostar na tecnologia? Deixe nos comentários a sua opinião.