A Honda CG é o veículo mais vendido do Brasil há anos. Em 2024, ela já soma quase 300 mil unidades vendidas até agosto, segundo os dados da , e tem cerca de 100 mil unidades a mais que a segunda colocada, a Honda Biz – que é outro sucesso absurdo da marca japonesa.
Esse sucesso estrondoso causa uma dúvida genuína: afinal, qual é o segredo da Honda CG, para ela ser tão amada pelos brasileiros? Nem sempre existe uma razão lógica para o sucesso de um veículo. Vide o VW Gol, que foi o carro mais vendido do Brasil por quase 30 anos, mesmo tendo momentos em que era menos moderno que os concorrentes.
Com a CG, esse cenário não é tão diferente. Afinal, nos últimos anos diversas marcas têm tentado encarar a best seller da Honda, e muitas vezes oferecer motos mais baratas e mais completas, mas que não conseguem nem fazer cócegas nas vendas do modelo da marca japonesa.
Segredos do sucesso da Honda CG: tradição
Talvez um dos pontos que justifiquem o tamanho sucesso da Honda CG seja a sua tradição. Afinal, o modelo está presente no Brasil desde 1976, e chegou com tudo por aqui, com direito ao Rei Pelé como garoto-propaganda. Quando ela foi lançada, os modelos de 125 cilindradas ainda eram raros: as motos pequenas eram as de 50 cilindradas, e havia os modelos maiores e mais caros.
Por isso, a Honda CG causou uma revolução, por ser um modelo mais potente que as cinquentinhas, só que bem mais acessíveis que as motos de média e grande cilindrada. Para quem desejava uma moto para o dia a dia, via nesse modelo uma opção extremamente atraente.
Com quase 50 anos de história, a CG acabou se tornando sinônimo de moto acessível, sendo escolhida como a primeira motocicleta de muitos pilotos recém-habilitados. E, por estar há tanto tempo em linha, ela transmite uma certa segurança para quem compra, já que o público entende que ela não é um modelo que vai sair de linha de uma hora para a outra.
Concessionárias em todos os cantos
Outro ponto que joga a favor da Honda CG é quantidade de concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil. Atualmente, a marca tem quase 800 concessionárias no país, o que facilita bastante as vendas e o pós-venda das motocicletas. Por isso que a Honda é tão forte no segmento de duas rodas, mas ainda há um terceiro fator.
Mecânica simples e robusta
Muitos compradores ainda levam em consideração a facilidade da mecânica das motos, principalmente quem utiliza a Honda CG para trabalho. Por isso, além de ter fama de inquebrável, a moto street é robusta e tem uma manutenção simples, que qualquer mecânico sabe mexer.
Talvez todos esses motivos expliquem, um pouco, o segredo do sucesso da Honda CG. Mesmo tendo ficado mais cara nos últimos anos e abandonado o consagrado motor 125, em prol do 160, a moto continua vendendo como água no deserto. E, ao que tudo indica, ainda vai demorar muito para alguém quebrar a sua hegemonia no mercado.
Você teria uma Honda CG? Deixe nos comentários a sua opinião.