Antes mesmo da Fiat desenvolver o Pulse a partir do Argo e da Volkswagen converter o em Nivus, as marcas chinesas já faziam SUVs baseados em hatches. Chery Tiggo 3X (anteriormente Tiggo 2) e JAC T40 eram representantes desse segmento no Brasil, mas foram descontinuados no ano passado. Agora, ambos mudaram na China.
Curiosamente, o JAC T40 só existe por causa do Brasil. O modelo foi desenvolvido para o nosso país a pedido de Sergio Habib quando a marca chinesa vendia muito bem por aqui. Só que, sem o sonho da fábrica em Camaçari e com o aumento expressivo dos impostos, a JAC perdeu espaço no Brasil e também o modelo que foi desenvolvido para nós.
T40 virou X8
A mudança no JAC T40 foi radical, tanto que agora ele se chama JAC X8. A frente recebeu uma enorme grade trapezoidal decorada com um friso cromado que a liga com o farol. O conjunto de luzes é formado por luzes de LED em Y e um bloco principal logo abaixo, ando a intenção de faróis divididos.
O logotipo da JAC foi para o capô, que está mais reto e alto. Essa mudança fez com que o JAC T40, agora X8, pareça mais alto e robusto. Na lateral, novas rodas de liga-leve e o friso cromado torto da porta foi corrigido. A traseira também mudou radicalmente, fazendo o modelo parecer mais alto a ponto de ser confundido com o tenebroso T50.
As lanternas agora são conectadas e bem mais altas do que antes. Já a tampa do porta-malas agora tem linhas horizontais bem marcadas para parecer mais longa. A placa no para-choque é acompanhada por uma segunda sessão de luzes, onde está a seta e a ré, além do refletor.
Tiggo 2, Tiggo 3X, Tiggo…
Acompanhando as mudanças do seu rival, o Chery Tiggo 3X também tem um novo visual. A alteração de design foi mais radical que a aplicada quando ele se transformou de Tiggo 2 para 3X. Na dianteira, a grade frontal ficou mais larga e agora engloba os faróis. Interessante é que a luz diurna de LED é feita por vários pontos simulando os cromados da grade.
Na traseira, o Tiggo 3X ganhou lanternas conectadas bem altas. O nome da marca chinesa vem bem ao centro das lanternas e o vidro virou maior. No para-choque, luzes de ré, refletores e saída dupla de escape falsa. Uma luz de neblina central também foi instalada por ali. Uma novidade por dentro é que agora o banco traseiro se dobra.
Tanto o JAC T40/X8 quanto o Chery Tiggo 3X renovados não serão vendidos no Brasil. A CAOA Chery não obteve sucesso com o modelo compacto, por isso preferiu apostar em carros mais caros. Já a JAC vende só carros elétricos hoje no Brasil. Além disso, nunca obteve sucesso suficiente com o iEV40, versão elétrica do T40.
>>Chery prepara sedã para brigar com Tesla Model S
>>JAC E-JS1 volta a ser o carro elétrico mais barato do Brasil
>>Elétrico JAC E-JS1 decepciona e tira zero estrelas no Latin NCAP