Aos poucos a Mitsubishi finalmente está se beneficiando do fato de fazer parte da Aliança Renault-Nissan. Além da base CMF-C usada no novo Outlander, a marca japonesa terá dois novos SUV oriundos de bases Renault. Ambos são destinados ao mercado europeu, mas podem chegar ao Brasil.
Segundo informações do , os novos Mitsubishi serão produzidos na Europa e focados nesse mercado. Há anos a Mit tem perdido terreno por lá, chegando até a cogitar abandonar o continente. Para voltar a ter força, a solução é apostar em algo que ela já tem tradição: os SUVs.
E justamente esses novos utilitários que substituirão os modelos mais velhos da marca atualmente em produção. O ASX, ou Outlander Sport (dependendo do mercado), terá uma nova geração baseada na plataforma modular CMF-B. A ideia é aproximá-lo do Renault Captur, um dos SUVs compactos mais vendidos da Europa.
Haverá uma mudança de porte para enquadrar melhor o futuro ASX/Outlander Sport no segmento de SUVs compactos. Hoje aqui no Brasil ele tem porte pouco maior que um SUV compacto, mas preços de SUV médio. Ele será o primeiro lançamento da marca na Europa nessa nova fase e é esperado para 2023.
Mini Mit
A Mitsubishi também se arriscará no surgente segmento de SUVs subcompactos. A ideia é substituir o Space Star (também conhecido como Mirage) da mesma maneira que a Nissan fará no Brasil com o March. Ou seja, colocar um SUV subcompacto no lugar de um hatch compacto que vende mal.
Contudo, ao contrário do Nissan Magnite que é baseado na plataforma CMF-A do Kwid, o menor SUV da Mitsubishi tomará como base o Renault Clio e o Dacia Sandero. A base CMF-B é modular e permite carros de porte mais compacto.
Como o novo ASX terá cerca de 4,30 m de comprimento e não há obrigatoriedade de entrar no segmento na Índia, como é o caso do Magnite, o SUV da Mitsubishi pode ser maior. É capaz de que ele fique no porte próximo a 4,10 m de comprimento, atuando na base do segmento de SUVs compactos, mas com preço de subcompacto.
>>Designer imagina Mitsubishi Lancer de volta como rival do Toyota Corolla
>>Mitsubishi Outlander muda radicalmente na nova geração
>>Mitsubishi prepara SUV elétrico que resgatará nome Evolution