Desde que a Mitsubishi passou a fazer parte da Aliança Renault-Nissan, nenhum produto ainda havia se beneficiado da parceria. Contudo, coube à quarta geração do Mitsubishi Outlander dar esse passo. Agora baseado sobre a plataforma modular CMF-C/D da Nissan, ele ficou maior, mais ousado e mais urbano.
Encarando de vez a ideia de um SUV para a cidade, o novo Outlander traz menos área em plástico preto e se vale do porte parrudo para ganhar presença nas ruas. A carroceira é quadrada e robusta visualmente, além de parecer duas gerações à frente do modelo que hoje circula nas ruas.
Destaque na dianteira vaio para o conjunto luminoso dividido em três partes. A lente superior é ligada à grade frontal em X e traz os LEDs diurnos. Já o segundo bloco tem a iluminação principal e quase encosta na luz de neblina.
Toque Nissan
Coluna A pintada em preto e coluna C com aplique plástico permite ao Outlander teto com pintura contrastante e mostra a ligação com os modelos da Nissan. Na traseira, lanternas espichadas e altas deixam o Outlander mais largo visualmente. Já o para-choque tem aplique cinza que agrega as saídas de ar.
A cabine ficou evidentemente mais moderna, com linhas horizontais e mais luxo. Toda superfície superior do painel é forrada em couro e há opção de cor contrastante na faixa logo abaixo das saídas de ar e dos encostos de braço. Painel digital e central multimídia flutuante dão o toque de modernidade ao conjunto.
Ao contrário de outras marcas, a Mitsubishi manteve os controles de ar-condicionado por botões físicos no Outlander 2022. Ele traz ainda alavanca de câmbio digital e um rotor para seleção do modo de tração. Vale ressaltar que agora todas as versões serão vendidas com sete lugares como item de série.
Diesel não mais, nem híbrido
Enquanto a versão híbrida ainda não estreia, a Mitsubishi reduziu a gama de motores do Outlander para apenas uma variante. Ele conta com motor 2.5 quatro cilindros aspirado a gasolina com 181 cv e 25 kgfm de torque. Ele traz ainda comando de válvula variável elétrico e função de desacoplamento e desligamento do motor para economizar combustível.
A transmissão é uma nova caixa CVT com oito marchas simuladas. Um dos destaques do modelo é a nova tração Super All-Wheel Control com seis modos de atuação diferente: normal, asfalto, cascalho, neve, lama e eco.
Importado para o Brasil, o novo Mitsubishi Outlander deve chegar quando os estoques do modelo atual acabarem. Possivelmente ele chegará entre o final de 2021 e começo de 2022. Espere por preços mais altos dos que os praticados hoje, que vão de R$ 189.990 a R$ 255.990.
>>Mitsubishi prepara SUV elétrico que resgatará nome Evolution
>>Mitsubishi registra versão off-road radical da L200 Triton Sport
>>Prestes a mudar, Nissan Kicks fica mais caro. V-Drive também encarece