A Mini vai apresentar no Salão de Frankfurt, em setembro, seu novo protótipo: o Mini Eletric Concept. Segundo a marca britânica, o conceito dá uma prévia do futuro modelo de produção totalmente elétrico que será lançado em 2019.
Como todo conceito, o Mini Eletric chama a atenção por seu visual futurista, mas que combina com as formas originais retrô do Mini Cooper de produção. A dianteira tem grade fechada para melhor aerodinâmica, enquanto os faróis mantêm o formato circular, que trazem iluminação em leds baseado num inédito arranjo interno. Outro destaque fica para os spoilers dianteiro e traseiro no modelo.
Já os detalhes de acabamento das entradas de ar (existentes apenas para fins estéticos) e as rodas de 19 polegadas — com desenho fechado para diminuir a resistência ao ar — foram feitos por um processo de impressão em 3D. O hatch tem ainda acabamento amarelo nos retrovisores, saias e teto (este, em degradê), além da lanterna de led com desenho inspirado na bandeira da Inglaterra.
A Mini não divulgou os detalhes técnicos do modelo, mas adianta que o Mini Eletric conservará a tradicional “tocada de kart” (go kart feeling) dos modelos a combustão, mas com foco no uso urbano e, principalmente, sem emissão de poluentes.
Em 2008, a empresa fez o Mini E, iniciativa que teve a participação de 600 carros para testes de rodagem — que, por consequência, acabaram auxiliando no desenvolvimento do BMW i3 .
Veja mais:
>> BMW revela Z4 Concept com desenho ousado
>> Elétrico da Chevrolet, Bolt vem para o Brasil
>> Volvo terá motor elétrico em toda a gama a partir de 2019