O imposto para carros elétricos no Brasil está voltando, mas não significa que eles deixarão de ser lançados por aqui. A Mini confirmou hoje a vinda dos novos Cooper e Countryman ao mercado brasileiro. O lançamento deve ocorrer no segundo semestre de 2024.
Celebrando a marca de 200 mil unidades vendidas no Brasil desde 1995, a BMW aproveitou para anunciar a chegada de novos modelos em nosso mercado. Além dos SUVs X2 e iX2, que já mostramos aqui no Auto+, dois modelos elétricos da Mini também virão para cá no ano que vem.
Mini Cooper elétrico
O Cooper elétrico já é oferecido no Brasil, mas em um modelo desatualizado. Uma nova geração foi apresentada recentemente na Europa, e a boa notícia é que ela também estará em nosso mercado já no ano que vem. Essa nova versão mantém a tradição visual dos Mini, mas com novidades.
Ao menos no exterior, há duas opções de conjunto mecânico. Uma delas contempla um motor elétrico de 183 cv com 29,5 kgfm. Já a segunda opção entrega ao consumidor uma potência de 217 cv, com torque de 33,6 kgfm. Sendo assim, a aceleração de 0 a 100 km/h fica definida em 7,3 segundos e 6,7 segundos, respectivamente.
As baterias também mudam. No caso da versão mais básica, chamada apenas de E, o conjunto entrega 40,7 kWh. Para o Mini Cooper SE, a capacidade aumenta para 54,2 kWh. Através do ciclo WLTP, a bateria menor fornece até 305 km de autonomia, e a bateria maior, 402 km.
Isso nos leva a crer que o conjunto mais refinado e potente será o escolhido. Vale lembrar, porém, que o Inmetro se tornou muito conservador em relação aos testes de autonomia dos carros elétricos. Com aplicação de uma redução de 30% nos testes do ciclo EPA, a autonomia declarada do novo Mini Cooper elétrico no Brasil será bem menor que a europeia.
Mini Countryman elétrico
Seguindo o seu irmão menor, o SUV Countryman também é oferecido em duas configurações no mercado europeu. A mais básica, E, contempla um motor elétrico de 204 cv e 25,5 kgfm, aliado a uma bateria com capacidade para 54 kWh. São 462 km de autonomia neste caso.
Já a configuração mais cara, SE ALL4, dispõe de 312 cv e 50,3 kgfm. A bateria de 64 kWh fornece uma autonomia de até 433 km, segundo o ciclo europeu WLTP. O desempenho dessa versão é de somente 5,6 segundos, enquanto a versão mais básica realiza a mesma prova em 8,6 segundos.
Já está ansioso para a chegada dos novos Mini elétricos no Brasil? Conte nos comentários.
>> Mini JCW Countryman 2025 ganha motor turbo de 300 cavalos
>> Volvo EM90 é a primeira minivan da marca sueca
>> Novo BMW X2 será vendido no Brasil como X4 da classe média