Cada vez mais os carros estão se aproximando dos celulares. Enquanto o seu smartphone entende sua rotina e até os caminhos que faz para casa e para o trabalho, os carros ainda operam de maneira totalmente independente das rotinas dos motoristas. Pois bem, não mais com o Mercedes-Benz EQS SUV.
Maior SUV elétrico da Mercedes, o EQS SUV tem interessantes tecnologias. Uma delas é a memorização de até sete perfis de condutores que são reconhecidos por leito de digital e também pelo estilo de condução. Ele pode até ter sido ligado por uma pessoa com sua digital, mas se o EQS SUV reconhece que é outra pessoa a conduzir, ele muda o perfil sozinho.
Um dos pontos mais interessantes é que ele aprende a rotina do motorista. Caso, por exemplo, ele sempre faça uma ligação às quartas-feiras durante a manhã, o Mercedes lembrará o motorista disso. Outras amenidades são o pareamento automático com o celular, ajustes de temperatura do ar-condicionado, volante e retrovisores assim que reconhece quem está lá.
Telas para todos os lados
Se esses mimos são pouco, que tal uma tela gigantesca de 56 polegadas no painel? Isso é oferecido de série no EQS SUV topo de linha e opcional no modelo de entrada. A realidade é que esse enorme visor é a combinação do painel de instrumentos de 12,3 polegadas com mais duas telas todas inseridas em uma mesma placa.
Na traseira, o EQS SUV traz duas telas de 11,6 polegadas para o entretenimento dos passageiros. Há ainda um tablet no console central que pode ser removido do Mercedes-Benz e usado praticamente como um iPad.
Há também bastante tecnologia na hora de dirigir o modelo elétrico. A Mercedes-Benz equipou o modelo com suspensão adaptativa a ar ARIMATIC e eixo traseiro esterçante com até 10 graus de giro. Frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, controle autônomo de direção e alerta de tráfego cruzado estão entre os mimos eletrônicos.
Autonomia e potência de sobra
Ao todo serão duas versões com dois layouts diferentes de motor. O EQS SUV 450+ é o modelo de entrada com cinco lugares e motor traseiro. Ele produz 355 cv e 57,9 kgfm de torque. Já o EQS SUV 580 4MATIC tem tração nas quatro rodas por conta do uso de um motor elétrico na dianteira e outro na traseira.
Segundo a marca, a força combinada é de 536 cv e 87,5 kgfm. A marca não divulgou ainda a autonomia total, prometendo apenas que o modelo passará de 600 km com carga completa. A vantagem é que o carregamento rápido permite recuperar de 10 a 80% da carga em apenas 31 minutos. Em um wallbox, ele tem 100% da autonomia em 11,25 horas.
Verdadeiramente grande, o Mercedes-Benz EQS SUV tem 5,13 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,72 m de altura. O visual segue o que há de típico em todo Mercedes elétrico. Ou seja, faróis ligados à grade frontal, lateral limpa e lanternas conectadas. É igual a todos os outros elétricos da marca, menos em tamanho.
>>Smart volta das cinzas com SUV que facilmente poderia ser um Mercedes
>>Mercedes-Benz GLA e GLB ganham versão 35 AMG por meio milhão