A Mercedes-Benz lançou o EQS SUV no Brasil, seu novo modelo 100% elétrico para o país. Por enquanto, o utilitário esportivo será vendido em apenas uma versão, mas pode carregar até sete pessoas a bordo. Como o nome sugere, ele faz parte da linha EQS, que também conta com o modelo sedã no Brasil, sendo uma espécie de Classe S da linhagem elétrica da fabricante.
O EQS 450+ SUV compartilha sua longa distância entre eixos com o EQS Sedan – lançado no Brasil em julho deste ano. No entanto, o SUV elétrico é mais alto em mais de 20 cm em relação ao três volumes, oferecendo dimensões internas generosas e um design adaptado à plataforma elétrica. Com ajustes eletrônicos na segunda fileira de bancos e espaço suficiente para até quatro bolsas de golfe no porta-malas, o novo EQS SUV oferece conforto e praticidade incomparáveis. Além disso, uma terceira fileira de bancos com dois assentos individuais adicionais faz parte do equipamento padrão do modelo.
O EQS SUV conta com um trem de força elétrico (eATS) no eixo traseiro, que utiliza um motor síncrono de excitação permanente (PSM). Ele entrega 306 cv e 58 kgfm de torque. Além disso, o modelo é equipado com uma bateria de 108,4 KW de capacidade, o EQS 450+ SUV possui uma autonomia de até 411 km (INMETRO) com uma única carga, podendo ser recarregado em estações de até 11 KW (CA) ou 200 KW (CC).
Em termos de suspensão, o chassi do EQS SUV apresenta uma suspensão de quatro elos na frente e uma suspensão multilink na traseira. A suspensão a ar AIRMATIC com amortecimento ajustável continuamente ADS+ promete conforto e dinamismo em qualquer terreno, permitindo que o veículo aumente sua altura em até 4 cm. Além disso, o modelo possui o sistema DYNAMIC SELECT, que oferece os modos de condução ECO, CONFORT, SPORT e INDIVIDUAL. Com um ângulo de até 10 graus, o eixo traseiro direcional proporciona uma excelente manobrabilidade na cidade e agilidade em terrenos acidentados.
Equipamentos
Assim como todos os outros modelos da marca, o EQS SUV possui uma cabine rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção sofisticados. Uma novidade interessante é o sistema que detecta se os assentos traseiros estão ocupados e alerta o condutor caso algum passageiro não esteja utilizando o cinto de segurança. Além disso, o veículo também conta com um lembrete de presença do ocupante na parte traseira.
O interior do EQS SUV conta com MBUX Hyperscreen. Essa tela grande e curva abrange quase toda a largura do veículo, proporcionando uma experiência imersiva e tecnologicamente avançada. Com três telas OLED, os passageiros têm controle total sobre as funções de entretenimento, enquanto o passageiro da frente pode desfrutar de conteúdos dinâmicos mesmo durante o trajeto. Além disso, o sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio a um novo patamar, oferecendo uma qualidade sonora incomparável.
O sistema Energizing Air Control Plus utiliza filtragem avançada, sensores e conceito de exibição visual para garantir um ambiente interno saudável. O filtro HEPA possui alta eficiência na captura de partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias que podem entrar no veículo através do ar externo.
O novo EQS 450+ SUV está sendo produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA) e estará disponível no mercado brasileiro a partir de outubro.
Preço Mercedes-Benz EQS SUV
- EQS 450+ SUV: R$ 998.900
>> Mercedes-Benz GLA 2024 custa R$ 369.900 e vira híbrido-leve
>> Mercedes-Benz GLB 2024 estreia no Brasil com sistema híbrido-leve
>> Que marca deveria vender carros no Brasil? Pergunta da Semana