A Porsche tirou de linha alguns de seus modelos mais icônicos na Europa. Por conta de regras de segurança digital mais rígidas, a marca optou por encerrar as vendas do 718 Boxster e 718 Cayman no continente europeu, já que os dois modelos não se enquadram nas novas regras.
Essas novas leis de cibersegurança vão entrar em vigor em julho na Europa. E, como as duas carrocerias do 718 não conseguem cumprir o novo regulamento, a Porsche optou por encerrar as vendas dos esportivos. No entanto, em outros mercados a dupla seguirá sendo vendida.
Segundo a Porsche, o custo para adaptar os projetos do 718 para as novas regras é muito alto, segundo praticamente a metade do orçamento para a criação de um carro completamente novo. Por isso, é inviável modificar a geração atual do esportivo, que está no mercado desde 2016.
Porsche Cayman GT4 RS e Boxster RS Spyder
No entanto, não serão todas as versões do 718 que serão tiradas de linha. Os modelos mais radicais, a dupla Cayman GT4 RS e Boxster RS Spyder, vão continuar sendo oferecidos. Isso porque os modelos têm produção limitada, o que permite que eles tenham uma exceção na nova lei.
Vale lembrar que o Macan passou pelo mesmo problema recentemente, o que também obrigou a Porsche a tirar o modelo de linha na Europa, nas versões a combustão. O novo Macan elétrico atende aos requisitos e pode ser vendido normalmente na Europa.
No caso do 718, o esportivo deve voltar ao mercado europeu em 2025. A Porsche já trabalha na nova geração dos modelos, mas para a tristeza dos puristas, ela será totalmente elétrica e vai conviver com a geração atual por algum tempo.
Acha que a Porsche está certa em encerrar as vendas do 718 na Europa? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Cupra fará carros no México. Porsche classe média vem ao Brasil?
>> Nissan promete revolução com 30 carros novos até 2027
>> Citroën quebra tradição e batiza novo SUV de Basalt