A SsangYong teve algumas passagens no Brasil, sendo sempre lembrada pelo Actyon, um SUV de visual exótico e que, querendo ou não, inaugurou a moda dos SUVs cupês, antecipando em alguns anos a carroceria que o BMW X6 tornaria popular. Atualmente, a empresa está se reerguendo na Coreia do Sul, e fechou uma importante parceria para o seu futuro.
Segundo o site , a nova SsangYong, que agora chama-se KG Mobility, assinou um acordo com a Chery. Essa parceria prevê o uso da plataforma T2X da marca chinesa, que é eletrificada e vai servir para a KG Mobility desenvolver seus futuros veículos, visando principalmente o mercado da Coreia do Sul.
Com essa parceria, a ex-SsangYong vai desenvolver SUVs médios e grandes eletrificados. Embora o foco inicial seja o mercado coreano, a KG Mobility já tem planos de expandir a operação para outros mercados. No entanto, primeiro é preciso se reestruturar em seu país natal, para depois pensar na operação internacional.
União SsangYong e Chery
Um dos modelos da Chery que utiliza essa nova plataforma é o Tiggo 9 plug-in. Afinal, a plataforma T2X (ou M3X) foi feita para utilizar sistemas híbridos do tipo convencional (HEV) ou plug-in (PHEV). No caso do Tiggo 9, ele utiliza um motor 2.0 turbo de 238 cv com um conjunto elétrico de 224 cv. A potência combinada é de 366 cv, com autonomia máxima de 1.400 km.
Além da KG Mobility (ou SsangYong), a Chery fechou outra parceria importante. Recentemente, os chineses se acertaram com o grupo JLR, dono de Jaguar e das marcas da Land Rover. A plataforma escolhida é a mesma, e o grupo britânico vai aproveitar esta base para produzir modelos para a China. Ou seja, em breve, Land Rover, Chery e SsangYong terão modelos irmãos no mercado.
Acha que esta união entre as empresas vai dar certo? Deixe nos comentários a sua opinião.