A BYD conseguiu uma forma de escapar das taxas de importação maiores do continente europeu. Nesta semana, a fabricante anunciou que vai ter uma nova fábrica na Turquia, onde vai produzir veículos elétricos e híbridos. A fabricante vai investir US$ 1 bilhão, que dá cerca de R$ 5,4 bilhões, na cotação atual.
Com a fábrica turca, a logística da BYD na Europa será facilitada. Além disso, a fabricante vai conseguir escapar das recentes taxas de importação, que foram estabelecidas pela União Europeia (UE) para tentar frear o crescimento dos carros chineses por lá. Como a Turquia faz parte da UE, a marca chinesa vai poder enviar seus carros para outros países europeus sem pagar mais taxas.
Segundo a marca chinesa, a fábrica da Turquia terá capacidade de produzir até 150 mil veículos por ano. A fabricação no local deve começar no final de 2026, de acordo com as estimativas da fabricante. No local, serão empregadas cerca de 5 mil pessoas.
Nova fábrica da BYD na Turquia
Por enquanto, a BYD não confirmou quais carros serão feitos na nova fábrica da Turquia, e nem qual será a divisão entre a fabricação de elétricos e híbridos. De acordo com o comunicado da fabricante, a Turquia tem vantagens únicas, como o ecossistema de tecnologia em desenvolvimento, uma base forte de fornecedores, boa localização e mão de obra qualificada.
Além de se livrar das taxas maiores da União Europeia, a BYD vai ser isenta de uma tarifa adicional feita na própria Turquia. Para proteger as fabricantes locais, e também a sua própria marca de elétricos, o país passou a taxar em 40% todos os veículos elétricos chineses. No entanto, essa tarifa será dispensada para marcas que invistam na produção turca, justamente o que a BYD está fazendo agora.
Acha que a BYD está certa em adotar esta estratégia? Deixe nos comentários a sua opinião.