Desativada desde 2021, a antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE), finalmente vai voltar a ser utilizada. Com o fim da fabricação da Ford no Brasil, a Troller também foi afetada e encerrou suas atividades há três anos. Só que agora a empresa Comexport, especializada em comércio exterior, anunciou que vai fabricar seis carros no local, de três marcas diferentes.
As montadoras que vão atuar no local ainda não foram reveladas. Será necessário um investimento de R$ 400 milhões para a antiga fábrica da Troller voltar a operar. E a expectativa é que a fabricação no local comece já em 2025. Todos os carros produzidos no local serão eletrificados, mas a Comexport não detalhou qual tecnologia utilizada por esses modelos.
Para que a produção no local fosse possível, foi preciso que o governo do Ceará fizesse a desapropriação da fábrica da Troller. Esse processo foi realizado em março, viabilizando que outras empresas pudessem produzir no local. E, na última sexta-feira (9), foi assinado o contrato para a cessão da fábrica para a Comexport.
Possíveis fabricantes da antiga planta da Troller
Como dito anteriormente, até o momento não foram reveladas quais marcas vão atuar no local. No entanto, a Comexport disse que serão empresas que já são suas parceiras. De qualquer forma, é possível especular ao menos uma fabricante.
Trata-se da chinesa Neta. Durante o Festival Interlagos, a fabricante mostrou três carros e anunciou que terá uma fábrica no Brasil, em local ainda não revelado. Como ela não precisa de uma linha de montagem ampla, é possível que o projeto na fábrica que foi da Troller possa atender seu desejo.
Oficialmente, a Neta não comentou sobre o assunto. Entretanto, é uma possibilidade. Como a produção está prevista para começar em 2025, a Comexport não deve demorar para anunciar quais serão as marcas que vão operar no local.
O que acha da fábrica da Troller voltar a operar? Deixe nos comentários a sua opinião.