O mercado de SUVs e caminhonetes está em alta no mundo todo. Talvez por isso, a marca chinesa Qiyuan, que é focada em veículos elétricos, decidiu juntar as duas categorias em um carro só. Trata-se do novo E07, modelo que será lançado em breve pela marca e que é um SUV-caminhonete, ou uma caminhonete-SUV, dependendo do ponto de vista.
A marca Qiyuan é relativamente nova, mas ela pertence ao grupo Changan, que ficou famoso por aqui pela marca Chana e seu nome enfadonho. Ao menos a Qiyuan não gera nenhuma piada digna de quinta série, e a nova montadora foi pensada pelo grupo para ser voltada exclusivamente aos veículos elétricos.
Embora o E07 ainda não tenha sido lançado, ele já foi revelado pelo site do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, durante o seu processo de homologação. Por isso, o lançamento deve ser feito em breve, já que os carros que surgem no site logo têm a venda iniciada.
Meio SUV e meio caminhonete
Em termos de design, o Qiyuan E07 guarda semelhanças com picapes e SUVs convencionais, embora sua traseira seja mais curta que a caçamba das caminhonetes. A frente é bem quadrada e alta, e a carroceria tem poucos vincos. A partir da coluna B, o teto tem uma queda mais acentuada, como se fosse um SUV cupê.
Para ter uma caçamba, a Qiuyan colocou um vidro traseiro deslizante que vai até a parte superior da tampa. Quando ele está fechado, o E07 tem um porta-malas como em um SUV. Quando o vidro é aberto, o espaço se transforma em uma caçamba.
Sobre o desempenho do veículo, ele será vendido com duas opções de conjunto elétrico. O que tem apenas um motor vai desenvolver 338 cv, enquanto a versão com dois motores terá 590 cv.
Apesar de ser algo que parece inovador, vale lembrar que a Tesla Cybertruck tem um recurso semelhante. No entanto, a fabricante de Elon Musk não utiliza vidro para cobrir a caçamba da picape, mas há uma peça deslizante que consegue deixar o espaço de carga completamente vedado.
O que achou do SUV-caminhonete chinês? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> HB20 Limited Plus: uma ameça ao 208 Style? | Avaliação