Quem tiver um veículo registrado no Estado de São Paulo não irá mais receber o aviso de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018. A partir deste ano, da Secretaria da Fazenda do Estado de SP.
Uma vez acessado o site, basta inserir o número do Renavam e a placa do veículo para saber o valor do imposto que deverá pagar. A informação poderá também ser consultada nas agências bancárias e caixas eletrônicos.
Segundo o Governo de SP, o vencimento da primeira parcela do IPVA começa em 9 de janeiro para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares. O proprietário poderá escolher entre pagar o valor total do imposto com desconto de 3,0% ou parcelar em três vezes sem desconto — com pagamento em janeiro, fevereiro e março, sempre de acordo com a final da placa do veículo. Há também a possibilidade de quitar o imposto em fevereiro, mas sem desconto.
O contribuinte poderá pagar o IPVA por internet banking, ou mesmo ir até uma agencia bancária com o número do Renavam em mãos para fazer o pagamento no caixa ou nos terminais de autoatendimento. Confira abaixo a data de vencimento de acordo com a placa de seu veículo:
Quem deixar de pagar o imposto ficará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fica fixado em 20% do valor do imposto.
Licenciamento
Neste mês os proprietários também poderão antecipar o pagamento do licenciamento, isso, independente do final da placa do veículo. Para isso, basta ir até ao banco e informar o número do Renavam ao caixa para quitar o débito. Há também a opção de fazer a operação pelo caixa eletrônico nas agências ou pelo internet banking.
O documento poderá ser recebido em casa: basta fazer o pagamento da taxa de R$ 11 para postagem nos Correios. O documento é emitido automaticamente e a entrega é realizada em até sete dias úteis no endereço de registro do veículo. Quem quiser pode retirar o documento pessoalmente no Detran-SP ou Poupatempo da cidade onde o veículo está registrado, desde que seja apresentado o comprovante de pagamento e a identidade.
Veja mais:
>> Depois da CNH, documento de veículo também terá versão digital
>> Motorista que estourar 20 pontos na CNH será suspenso por 6 meses