Mesmo que os carros 0km estejam com preços elevados, o público ainda prefere comprá-los. Um dos benefícios desses modelos que acabaram de sair das fábricas e ter as peças e o motor novos. Aliás, esse último componente precisa ser bem cuidado para durar mais tempo e não trazer dor de cabeça ao condutor. Por isso, conheça dicas para saber amaciar corretamente o propulsor do carro 0km.
No tempo de Deus
Nos manuais dos proprietários dos carros, a própria montadora alerta o condutor sobre o tempo necessário para amaciar o motor do modelo. As quilometragens podem variar de acordo com a marca e principalmente o veículo. Dessa forma, logo após comprar o carro zero, é bom ler de cabo a rabo todo seu manual.
Segura emoção
Sair correndo dos semáforos ou fazer ultrapassagens em alta velocidade a todo o momento, em uma volta com o carro 0km não é uma boa pedida para amaciar corretamente o propulsor do veículo. Elevar subitamente o giro do motor prejudica todo o processo e pode danificar as peças novas. A longo prazo a dor de cabeça e a conta da oficina vão ser grandes.
Equilíbrio é tudo
Para que o motor funcione por mais tempo e aguente altas quilometragens, quando ele estiver no período de amaciamento, é uma boa saída deixar a rotação do propulsor em equilíbrio. Ou seja, nem alta e nem baixa. Desse modo, as peças novas se acomodam melhor. Os valores ideias gravitam entre 2 e 4 mil rpm.
Sem carga extra
Se o carro precisa amaciar o motor, os especialistas no assunto não recomendam o uso imediato de reboques. Esses componentes pesam por si só alguns quilos a mais e costumam ser utilizados para levar mais carga. Ao somar a quantidade de peso, o motor e o automóvel podem ficar sobrecarregados e serem prejudicados a longo prazo.
Você sabia dessas dicas para amaciar o motor dos carros 0km? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>> Netflix divulga primeiro trailer da série de Ayrton Senna
>> L200 Triton Sport ganha novas versões a partir de R$ 309.990
>> 5 marcas que desapareceram completamente do Brasil