A revisão da moto é essencial em qualquer época do ano, mas neste período de férias, e que muitas pessoas aproveitam para viajar com seu veículo, é fundamental fazer uma análise completa de como está a saúde da sua motocicleta, para evitar qualquer problema nas estradas.
Se a moto é nova e ainda está na garantia, o ideal é seguir as orientações do manual, para saber qual é a quilometragem correta para realizar os serviços necessários. A primeira revisão costuma ser aos 1 mil km ou seis meses de uso, enquanto que a segunda tem um intervalo maior, sendo aos 6 mil km ou 12 meses de uso, o que ocorrer primeiro.
No caso dos modelos mais usados, é preciso realizar manutenções regulares e preventivas, para a moto se manter sempre em dia. E na hora de realizar o serviço, existem alguns pontos que merecem atenção.
Revisão da moto: principais itens
Primeiramente, é preciso analisar o óleo e os filtros, já que são fundamentais para o funcionamento do motor. Os cabos e a vela também precisam ser inspecionados, já que precisam ser trocados eventualmente. E vale lembrar que quando a vela não está boa, o motor fica mais fraco e mais gastão, já que a queima do combustível é prejudicada.
Outro ponto que precisa ser verificado é a relação da moto. O ideal é verificar se a corrente está com a tensão certa e com a lubrificação ideal. No caso das motos com eixo cardã, vale a pena conferir se o óleo está no nível ideal e se há vazamentos no sistema.
Por fim, o sistema de suspensão, os freios e os pneus precisam de uma atenção especial. Peça ao mecânico para analisar se há vazamentos ou buchas quebradas no sistema de suspensão, se as pastilhas e disco de freio estão bons, e se os pneus não estão desgastados, já que são fundamentais para a moto manter uma boa aderência.
>> Marca ligada à Volvo lança moto elétrica de R$ 27 mil