O ano de 2017 está quase no fim e o Latin NCap divulgou sua oitava e última bateria de testes de segurança para a avaliar os veículos vendidos na América Latina e o Caribe. Dessa vez o avaliado foi o modelo mais importante da Nissan no Brasil: o Kicks, que foi testado em uma versão mais simples, que traz dois airbags e controles de estabilidade e tração. E o desempenho do crossover produzido em Resende (RJ) foi bom.
Segundo o Latin NCap, o Kicks ganhou quatro estrelas para proteção de adultos (conquistando 25,39 pontos dos 34 possíveis) e crianças (37,41 pontos dos 49 possíveis). Isso, nos dois testes de colisão de frontal e lateral.
Segundo o órgão independente, o Kicks foi bem na avaliação geral, com ressalvas para a estrutura instável na região dos pés durante a colisão frontal. A proteção para o peito do motorista foi considerada fraca, enquanto os joelhos do motorista e do passageiro têm proteção “marginal” por conta das estruturas perigosas do painel na hora do impacto. No teste de impacto lateral a proteção foi classificada “de adequada para boa”, sendo aceitável nas normas do Latin NCap.
Os sistemas de retenção infantil (SRI) instalados com ancoragens Isofix contribuíram para as 4 estrelas na proteção de crianças. Detalhe que o modelo só não alcançou a nota máxima porque não existe a opção de desligar o airbag do passageiro (para caso de instalar uma cadeirinha no banco dianteiro), além de que a sinalização do Isofix não estava nos padrões da entidade.
Veja mais:
>> Renault Captur atinge 4 estrelas no Latin NCap
>> Kwid prova reforço estrutural e ganha 3 estrelas no Latin NCap
>> A importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro