Algumas motos da BMW foram chamadas para uma inspeção nas concessionárias da marca no Brasil. O chamado envolve mais de 440 mil veículos em todo o planeta, e que foram produzidos desde 2013. A ação não é um recall, mas tem caráter preventivo.
A convocação envolve os modelos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e o modelo R 1250 RT. Segundo a fabricante, todos esses modelos precisam ter o cardã analisado, já que a peça pode apresentar um mau funcionamento.
Essa ação da marca vai analisar o braço oscilante e o próprio eixo cardã. Caso seja necessário, a primeira peça precisa passar por uma atualização, enquanto que o cardã pode ser substituído. Se realmente for necessário fazer qualquer um desses processos, não haverá nenhum custo para os proprietários.
No caso do braço oscilante, será instalado um dreno na peça. Já o cardã precisa ser inspecionado com um sensor. Ele consegue analisar a rotação da engrenagem cônica da peça, para saber se está correta ou não. Apenas após essa análise é que fica determinado se o eixo precisa ser trocado ou não.
De acordo com a marca, o tempo do serviço é de 45 minutos. O agendamento pode ser feito em qualquer concessionária da marca. Em caso de dúvidas, o proprietário de alguma dessas motos da BMW pode ligar para o número 0800 019 7097, que fica disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
O eixo cardã é característico do modelo GS, que utiliza o sistema desde a sua primeira geração, lançada nos anos 1980. Porém, os modelos mais recentes contam com reclamações de problemas desde 2013, com diversos proprietários dizendo que suas motos apresentam infiltrações e que a falta do dreno permite um acúmulo de água na peça. Por mais que tenha demorado, enfim parece que o problema será solucionado.
>> BMW pode voltar à F1 em parceria com a McLaren
>> BMW R 18, a Harley alemã, chega ao Brasil neste ano
>> Moto elétrica da Triumph tem testes concluídos na Europa