A Hyundai divulgou um recall que envolve o hatch HB20 e o sedã HB20S na versão 1.0 Turbo por conta de falha na válvula de controle de vácuo do servo freio. Segundo a marca, o chamado abrange unidades produzidas entre 2016 e 2018.
De acordo com a fabricante, foi constatado que em alguns casos pode ocorrer o ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio por conta da sua localização próxima ao conversor catalítico — onde fica exposta à alta temperatura.
Quando estiver dirigindo, o motorista poderá notar ruído parecido a um assovio na região do motor, além de uma oscilação da marcha lenta. Se o carro for conduzido nessas condições, pode acontecer de o pedal de freio endurecer devido à redução de vácuo no servo freio.
Por conta da redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem o pedal de freio pode ficar duro. Vale ressaltar que o sistema de freios continua funcionando, mas o pedal de freio exigirá esforço maior do condutor no momento ser acionado. Isso poderá aumentar o tempo e distância das frenagens, podendo causar acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros.
Como solução, a Hyundai vai inspecionar a válvula de controle de vácuo do servo freio e, caso necessário, fará sua substituição. Se o componente estiver em bom estado, a marca vai aplicar um isolador térmico sobre a peça, enquanto que nas unidades com a peça danificada, será feita a sua troca.
Como medida preventiva, a Hyundai recomenda que se o proprietário notar algum problema, não utilize o veículo e procure uma concessionária o quanto antes. Para mais informações e agendamento de recall a e o telefone 0800 770 3355.
Abaixo, confira o número dos chassis das unidades envolvidas:
HB20 e HB20S 1.0 Turbo (produzidos entre 28/01/2016 e 05/02/2018)
Chassis (seis últimos dígitos): de 561697 a 870541
Veja mais:
>> Volkswagen faz recall de Gol, Voyage, up! e Golf