O Latin NCap divulgou a sexta fase de seus testes de segurança para a avaliação de veículos novos para a América Latina e Caribe. A má notícia é que o terceiro veículo mais vendido no Brasil, o Ford Ka, foi reprovado ao zerar no teste de proteção para adultos. Na proteção para crianças, o compacto recebeu três estrelas.
Vale lembrar que não é a primeira vez que o Ka é avaliado pelo órgão. Em 2015, ele tinha conseguido quatro estrelas para a proteção dos ocupantes adultos, porém, desde o ano passado os critérios de avaliação do órgão mudaram — e ficaram mais rígidos.
Um dos motivos para o hatch ter zerado, foi o péssimo desempenho no teste de impacto lateral. Segundo o Latin NCap, “o Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta.”. Além disso, a entidade relata que o modelo não dispõe de dispositivos de absorção de energia de impacto lateral na sua estrutura, nem mesmo no painel interior das portas. Contribuiu para o mau desempenho a porta traseira ter sido aberta no momento do impacto.
Em contrapartida a proteção infantil foi considerada “aceitável” no teste. Mas fica devendo cinto de três pontos em todos os assentos, sinalização de ancoragem Isofix (fixação de cadeirinhas infantis) deficiente. A falta de opção de desativar o airbag do passageiro para instalação de Sistema de Retenção Infantil (SRI) posicionado para trás também foi um dos empecilhos para a nota ter sido reduzida.
Com esse resultado, o Ford Ka se junta ao Chevrolet Onix no péssimo grupo de modelos que zeraram nos testes de colisão do Latin NCap. Foi mal também o Fiat Mobi, com uma estrela, enquanto o Volkswagen Polo corre por fora como carro compacto mais bem avaliado ao conseguir cinco estrelas.
Veja mais:
>> Novo Polo e Toyota Corolla alcançam 5 estrelas no Latin Ncap
>> Reprovado: Fiat Mobi recebe nota baixa no teste de colisão do Latin NCap