As férias de verão estão aí e uma das atividades mais praticadas nessa época do ano é a de pegar a bike e pedalar. Caso você seja um desses que não dispensam uma boa bicicleta, saiba como transportá-las da melhor forma em seu carro.
Atualmente, existem diversos tipos de suporte de bicicleta para serem instalados no carro, cada um deles indicado para um perfil de consumidor. Como exemplos, há os que são instalados diretamente no porta-malas, os que se conectam nos engates automotivos e os que ficam acoplados no teto do veículo.
De acordo com a empresa Reese (da Horizon Global Brasil), uma das principais fabricantes de suporte de bike do mercado, os acessórios com melhor custo-benefício são os suportes de bicicleta que vão acoplados no engate automotivo. Além disso, esse tipo de suporte também é o que é mais fácil de instalar.
Já os equipamentos instalados no teto necessitam de um veículo que já tenha as barras transversais – que servem de fixação para o suporte de bike. Nesse tipo, a “magrela” é transportada em pé e as rodas ficam sobre os trilhos.
Outro tipo de suporte são os que ficam fixados na tampa do porta-malas, que precisam ficar bem presos por cintas de fixação que se encaixam no vão do porta-malas do veículo. Esse suporte deixa as bikes em uma posição perpendicular ao chão. Vale lembrar que neste tipo de equipamento é comum que tenha que se usar a régua de sinalização e da segunda placa, conforme a Resolução 349/10 do Contran.
Isso porque nem a placa e as lanternas do carro podem ser cobertas pela bicicleta, mesmo que parcialmente. É importante também respeitar o peso máximo de carga especificado para o veículo. Caso não siga as regras previstas na regulamentação de transporte de cargas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista poderá ser multado e ainda colocar em risco a sua segurança e a de terceiros.
Veja mais:
>> Veja o que revisar no carro antes de viajar