A região Sul do Brasil está sofrendo atualmente com as chuvas e os estragos que as enchentes causaram. Além de tragédias com a população, lugares ainda possuem muita água nos arredores. Os carros também sofreram, pois muitos foram arrastados e até chegaram a ficar submersos. Mas, será que os donos vão conseguir recuperá-los depois de todo este tormento?
Segundo o portal , dependendo de como o veículo ficou durante uma enchente, é sim possível recuperá-lo. Contudo, existem uma série de cuidados que o dono deve tomar assim que encontrar seu modelo. Outra preocupação é se uma seguradora é capaz de cobrir este tipo de dano. A resposta também varia. Muitas vezes, o que as corretoras incluem no contrato é que o modelo precisa de avaliação.
Caso esses carros estivessem estacionados, por exemplo, e uma enchente trouxe problemas, a seguradora avalia a situação como um todo. Logo após a análise minuciosa, o veredicto pode ser que o automóvel seja recuperado ou então a depender do estado e do nível de danos das peças, a corretora opta por sinalizar como perda total.
Dicas para enfrentar períodos de chuva intensa
Em primeiro lugar, caso o leitor do Auto+ enfrente uma enchente, ele precisa desligar todos os acessórios que estiverem ligados. Esse ato previne uma entrada maior de água no motor. Outra dica é buscar imediatamente por um lugar mais alto, assim que a rua começar a ficar cheia d’água. Outro conselho é o motor não pode parar, ou seja, o condutor deve usar marchas mais baixas e deixar o propulsor com rotação constante.
Agora, para os carros que ficaram submersos ou que a água suja das enchentes tenha entrado na cabine, o ideal é que o automóvel não seja ligado e ele seja levado por um guincho até um mecânico, o qual poderá avaliar a extensão dos danos. Quem também serve como um indicador do tamanho da tragédia é o filtro de ar. Se ele estiver encharcado e sujo, é sinal que o motor do carro foi duramente afetado e aí somente um mecânico pode lhe ajudar.
Você já enfrentou problemas com seu carro por causa de uma enchente? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>> Volkswagen já faz testes com sucessor do Tiguan Allspace
>> Ford Maverick 2025 é flagrada sem nenhum disfarce
>> Lamborghini não acredita no sucesso dos supercarros elétricos