Nessa terça (01) o Denatran anunciou as novas regras para veículos envolvidos em recall. Segundo o órgão, o proprietário que não realizar o reparo previsto no prazo de 1 ano, contado a partir do início do chamado, terá um aviso gravado no documento do carro.
Isso quer dizer que a pendência só deixará de constar no prontuário do veículo depois que o proprietário realizar o conserto da avaria motivo do recall. Além disso, o Denatran vai também melhorar a comunicação com o proprietário. Além das divulgações na mídia tradicional como jornal, rádio e TV, os proprietários também serão avisados por meio das redes sociais e no próprio site da montadora.
Por fim, os fornecedores também agora passam a emitir e entregar ao consumidor um comprovante de recall, contendo a identificação do chamado, local, data, horário e duração do atendimento, qual a medida adotada e a garantia dos serviços.
O mesmo comprovante deverá permanecer disponível para download e impressões a qualquer momento no site da montadora. Com essas novas regras, o governo espera que mais pessoas compareçam ao chamado de recall, e que os veículos com problemas sejam de fato consertados antes de serem revendidos a terceiros, sem que o problema de fato seja corrigido.
Veja mais:
>> Recall: Ford Fusion tem falha nos cintos de segurança dianteiros
>> Recall: Audi chama donos do Q5 e SQ5 por falha no para-lama
>> Recall: Chevrolet chama Tracker, Cruze e Sonic por problemas no airbag