Amado por uns e odiado por outros, os carros com câmbio manual, exigem uma série de peças diferentes em relação aos modelos com transmissão automática e a embreagem entra aqui. Sua principal função é transmitir o torque do motor para as rodas e produzir movimento. Todo o conjunto desse sistema, permite uma troca suave das marchas. Dessa forma, conheça nesse tutorial como cuidar da embreagem dos carros.
Nada de descansar o pé
Nos carros manuais existem três pedais e um espaço no lado esquerdo para os motoristas descansarem o pé. Contudo, muitos deles repousam o pé no pedal da embreagem e isso provoca um desgaste acentuado e desnecessário. Portanto, o sapato do motorista só deve acionar este último pedal nas arrancadas e trocas de marchas.
Freio de mão é uma opção
Normalmente quem não possui muita prática com carro manual, tem arrepios ao ver uma ladeira ou uma placa de pare em um local inclinado. Muitas vezes, o costume é apoiar o pé no pedal da embreagem e ficar acelerando, só que isso desgasta o disco, o qual faz parte deste conjunto e também traz um odor ruim de queimado. Desse modo, quando o motorista estiver em uma ladeira, ele pode acionar o freio de mão e tirar o pé do acelerador.
Arrancada com classe
Por mais que nos grandes centros urbanos, a segunda marcha seja a mais utilizada, existem condutores que gostam das arrancadas já nessa marcha e não na primeira. Ter esse ato faz todo o conjunto se desgastar de forma acentuada. Isso além de danificar todo o sistema com o tempo, traz altos gastos na oficina mecânica. Sendo assim, arranque com classe e sempre em primeira marcha.
Sem brutalidade
O ato de trocar marchas deve ser feito no tempo certo e com a rotação ideal. Não é recomendado que o motorista faça trocas entre as marchas de forma brusca, pois isso risca o disco, produz um alto ruído e o pior, travar a entrada da marcha necessária. Também é recomendado evitar freadas e desacelerações bruscas entre seus trajetos.
Você conhecia esses cuidados com a embreagem? Tem alguma dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Renault volta a produzir Sandero CVT, mas esquece do Logan
>>Chrysler PT Cruiser Frankstein com frente de VW custa R$ 24 mil
>>Funcionários da GM fazem greve após demissões por telegrama