A estabilidade do automóvel depende de diversos fatores, entre eles os amortecedores. Este sistema composto de várias peças, tem como intuito minimizar os impactos provenientes das lombadas, valetas e demais obstáculos. Como são muito utilizados, eles precisam de manutenção cuidadosa. Conheça nesse tutorial como cuidar dos amortecedores do seu carro.
Olhe a quilometragem
Por ser um conjunto de peças muito utilizadas no cotidiano, o ideal é que a cada 20 mil quilômetros rodados, o motorista faça uma revisão na parte de suspensão e amortecedor do seu carro. Aliás, essa manutenção pode ser feita em outros intervalos, só para garantir a segurança do modelo.
Buracos no caminho
A condição de vias, ruas e estradas brasileiras não é das melhores, vide a quantidade de buracos espalhados. Desse modo, cabe ao condutor desviar sempre que puder dessas crateras. Assim, ele evita o desgaste acentuado dos amortecedores e as demais peças. Se o carro trafega em estradas de terra, o recomendado é andar em baixa velocidade.
Lombada do mal
Ainda falando em ruas, as lombadas e outros obstáculos como as tartarugas também trazem problemas para a dos carros. Por isso, não ignore estes itens e não passe com o veículo de lado nas lombadas. Dessa forma, toda a estabilidade e segurança do automóvel e seus passageiros estará garantida.
Bagagem espalhada
Calma, não é para fazer bagunça com a carga do automóvel. Com o intuito de evitar peso somente em um lado do veículo, o ideal é que na hora de arrumar as cargas no porta-malas, os itens mais pesados estejam no meio e os mais leves ao redor. Então, não haverá sobrecarga e nenhum problema durante os trajetos.
Vai calibrar?
É comum o motorista encostar seu modelo em um posto de combustível e o frentista fazer esta pergunta. Para evitar danos maiores e gastos altíssimos em manutenção, o ideal é que os pneus do automóvel estejam sempre calibrados de acordo com o que a montadora propõe no manual do veículo.
Cuidado com as peças
Se estiver na hora de trocar os amortecedores ou outro tipo de componente, o ideal é que o condutor opte pelas peças originais da montadora do seu carro. Caso não seja possível, deixe em último caso escolher pelas recondicionadas ou usadas, pois elas não trarão a segurança necessária na hora de pilotar.
Você sabia desses cuidados com os amortecedores? Tem alguma dúvida de manutenção dos carros? Conte nos comentários
>>Renault Megane E-Tech chega ao Brasil para mudar a marca