Abrir o veículo, sentar no banco, girar a chave na ignição, dar a partida e sair para seu destino é o que todo mundo faz com seus carros. Só que, ao colocar a chave na ignição e induzir a partida do motor envolve diversas peças e elas precisam de uma série de cuidados para funcionarem de primeira. Conheça nesse tutorial como cuidar do sistema de partida do seu carro.
Antes de sair, espere
É de praxe quando o motorista gira a chave na ignição, o painel de instrumentos se mexer e acender todas as luzes. Debaixo do capô, esse é o momento em que o combustível é injetado para o propulsor. Dessa forma, é indicado que o condutor espere tudo acender e o conta-giros se mexer para aí sim dar a partida. Assim, o combustível já terá chegado onde precisa.
Olhe as luzes
Como dito no passo anterior, ao girar a chave na ignição para se dar a partida, todas as luzes do painel de instrumentos se acendem. O importante é que elas todas liguem e apaguem rapidamente. Se uma delas não acendeu ou demorou e nunca apagou, é necessário que o veículo seja levado para uma visita até a oficina mecânica.
Cuidado com a vela
As velas de ignição fazem parte de todo o sistema de partida do motor. Sua função é gerar a faísca proveniente da mistura de ar e combustível e então iniciar a combustão interna do motor. Desse modo, as velas precisam ser revisadas a cada 10 ou 15 mil km rodados. Se elas não estiverem em bom funcionamento, dar a partida no carro fica difícil e pode comprometer outros componentes. Ou seja, se o modelo estiver com a bateria e combustível e houver dificuldade em ligá-lo, é bom visitar um mecânico.
Atençao com o tanquinho
Não é só na academia que o motorista precisa estar atento com o tanquinho. Nos carros, existe uma peça que auxilia a partida nos dias mais frios. É recomendado que o condutor sempre coloque um pouco de gasolina nesse reservatório, pois quando for dar a partida em um dia com temperaturas abaixo de 20° C, o motor precisará de um pouco a mais de gasolina.
Você sabia desses cuidados? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários.
>>Aprenda a cuidar dos bicos injetores dos carros