Não há dúvidas, o capacete é o principal item de segurança para qualquer motociclista. Mas você sabe qual é o capacete ideal? O equipamento de proteção tem que ser mais do que bonito: é primordial que ele tenha o melhor ajuste ao tamanho de sua cabeça e seja de qualidade, já que é ele o responsável por protegê-lo em casos de acidentes.
Abaixo, confira as dicas do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para saber qual capacete adquirir — e não errar na hora da compra.
- Antes de sair para comprar um capacete, meça com uma fita métrica a circunferência de sua cabeça. Para isso, basta passar a fita acima da orelha e sobre a sobrancelha. Depois de pegar essa medida, confira o capacete com o número mais próximo do resultado da fita em centímetros.
- Quando for colocar o capacete, verifique se ele está apertando a parte superior da sua testa. Se isso acontecer, procure um número maior para melhorar o conforto.
- Outro fator importante na hora de experimentar o capacete e reparar se sua visão periférica está boa. É ela que vai ajudar a olhar pelo espelho retrovisor sem muito esforço.
- Depois disso, verifique as fivelas do capacete, pois elas são importantes em caso de queda, evitando que o equipamento saia de sua cabeça.
- Recomenda-se também optar por capacetes fechados, pois eles têm mais segurança em relação aos abertos — que deixam todo o queixo exposto.
- É válido também escolher um modelo com cores mais chamativas, como laranja, amarelo ou branco. Você vai ser mais visto pelos motoristas, inclusive à noite (aumentando a segurança).
- Evite comprar capacete usado, já que ele pode estar com a validade expirada e ter sofrido avarias (durante acidentes ou mesmo por deixá-lo cair). Isso pode comprometer sua segurança.
- Por fim, confira a validade do capacete e a presença de adesivos refletivos em sua parte traseira, dianteira e laterais.
Aqui vão outras duas dicas importantes durante a condução:
- Sempre feche a viseira do capacete antes de começar a andar de moto.
- Use capacete com viseira escura ou espelhada somente no período diurno. Caso contrário, você será “contemplado” com uma multa de 7 pontos na CNH no valor de R$ 293,47.