Quem nunca esqueceu a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em casa, que atire a primeira pedra. No entanto, essa situação apavorante – especialmente durante parada em uma blitz – ficará no passado, pois o Denatran desenvolveu uma . E a novidade já pode ser baixada em versão de demonstração para a plataforma Android — ().
Primeiramente, deve-se saber que a chamada CNH-e terá a mesma validade jurídica da CNH impressa (que continuará sendo emitida), mas contando com a praticidade de agora estar disponível no smartphone.
O documento contará com as mesmas informações do documento impresso, como a foto e o QR Code presente nas CNHs desde maio deste ano. Em um segundo momento, o aplicativo permitirá ao motorista fazer a consulta da pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e, ainda, obter informações sobre campanhas de trânsito. Confira como a novidade funciona:
A previsão é que a versão final do aplicativo esteja disponível a partir de 1º de fevereiro de 2018, tanto para sistemas Android como iOS. O documento digital será opcional e estará disponível somente para o motorista que tiver a CNH impressa mais recente com QR Code (código escaneável pela câmera do smartphone) e cadastro no portal de serviços do Denatran.
A solicitação da CNH-e poderá ser feita pelo próprio smartphone, caso o usuário tenho certificado digital (que é pago), ou também presencialmente, no Detran mais próximo. Importante: em caso de perda ou roubo do smartphone, o bloqueio poderá ser feito pela internet.
Veja mais: