O carro é como toda máquina, um dia ele quebra. Mesmo que seja um carro japonês. Por isso, é preciso ter alguns cuidados e usar da maneira correta. Mas há quem insista em cometer alguns “crimes” com seus automóveis por puro prazer, mania, economia ou até mesmo por achar legal.
Por isso, reunimos aqui cinco hábitos terríveis que vão fazer você estragar o seu carro com o tempo. Pode ser que agora a conta não chegue, mas essa maneira de usar seu automóvel um dia vai cobrar seu preço.
Rebaixar
Suspensão preparada e bem feita é uma coisa, rebaixar é outra. É comum ver carros socados no chão com molas esquentadas ou cortadas, na qual é preciso até cortar os para-lamas para sustentar as rodas gigantescas. Mas, fazendo isso, toda absorção de impacto que seria feita pela suspensão, é feita pela carroceria, a qual, vai se deteriorar mais rapidamente.
Não fazer a revisão
Existe uma razão para que todos os carros tenham que fazer a revisão na concessionária: para evitar quebras futuras. Por isso, siga o manual de revisões do seu carro e faça todas as trocas de peças que são programadas e paradas obrigatórias. Além disso, colocar um óleo diferente do especificado pela montadora quase sempre leva a prejuízos futuros.
Passar de lado na lombada
Ao contrário do que muita gente, passar de lado na lombada mais prejudica seu carro do que o ajuda. Com o tempo, haverá perda do alinhamento com o carro ficando torto. Esse ato faz com que a carroceria do carro torça desnecessariamente. Com o tempo, isso pode causar prejuízos ainda maiores. É preferível passar devagar do que de lado.
Sair acelerando com o carro frio
Por mais que os carros de hoje em dia não sejam como os antigos os quais era preciso esperar o motor esquentar até para andar, hoje em dia você bate a chave já pode sair andando. Mas, se você tem o hábito de forçar o carro ou correr com ele frio, poderá levar a problemas futuros no câmbio e no motor. Espere até a temperatura estar ok antes de sentar o pé.
Segurar na embreagem na subida
Além de ser mais cansativo e desnecessário, segurar o carro na embreagem em uma subida pode levar a um desgaste prematuro de todo o sistema. Além da embreagem se desgastar mais fácil, o câmbio também pode estressar e ter problemas mais cedo. O freio existe para ficar parado no lugar, não a embreagem.
Você se lembra de outras coisas que as pessoas fazem e estragam seus carros? Conte nos comentários.