As férias de verão estão chegando e as viagens de carro começam a aumentar nessa época do ano. Uma das dúvidas sobre economia de combustível é se é recomendável dirigir com ar-condicionado ligado e as janelas fechadas nas estradas. Surpreendentemente, a resposta é que utilizar o recurso de ar fresco e as janelas fechadas, não faz o carro se tornar gastão em algumas situações.
Em primeiro lugar, é necessário entender de aerodinâmica. Quando os carros estão com as janelas abertas e em alta velocidade, o ar acaba entrando na cabine. Dessa forma, com o peso dos ocupantes, mais a carga espalhada e o ar que entra, o modelo acaba sofrendo mais para se manter em velocidade constante. Com esse obstáculo “pesado” é claro que o automóvel acaba consumindo mais combustível do que o normal.
Agora, se o ar-condicionado está ligado e as janelas fechadas, o veículo não sofre tanto com os ventos intrusos. Além disso, dá uma certa segurança a mais durante os trajetos, pois andar com todas as janelas abertas no Brasil é um risco muito alto que os motoristas correm. Isso não que dizer que andar para todos os cantos com o ar ligado deixa o modelo mais econômico. Existem situações em que sua ativação acaba por economizar mais combustível.
Arrasto é quem explica tudo
Arrasto é a resistência dos objetos em movimento que encontram ao se deslocarem pelo ar em qualquer velocidade. Quando os carros estão em altas velocidades e com as janelas fechadas, essa resistência é anulada. Por isso que andar com velocidades acima de 50 km/h e com janelas abertas exige tanto do motor e o consumo de combustível acaba sendo maior.
De acordo com uma pesquisa realizada pela equipe da dos Estados Unidos, é mais econômico trafegar em velocidades maiores, como em estradas, com o ar-condicionado ligado. Mas, a recomendação é que o ar esteja ligado em viagens longas, pois caso o motorista trafegue somente em cidades, a janela aberta é uma opção bem mais cômoda e simples.
Você viaja com as janelas abertas ou o ar-condicionado ligado? Conte nos comentários
>>Audi Q6 e-Tron já roda em testes finais e vem ao Brasil em 2024
>>Compradores da Tesla Cybertruck estão desistindo da caminhonete
>>Land Rover faz recall por vazamento de óleo no Range Rover